Avançar para o conteúdo

10 coisas que ninguém te conta sobre trabalhar em Comunicação

Conteúdo atualizado há 3 anos

Sem querer parecer um “muro de lamentações”, escrevi esse post para descontrair um pouco. E, talvez, alertar alguns iniciantes na área. Porque, sim, existem coisas que ninguém te conta sobre trabalhar em comunicação, e você precisa saber e se preparar. Afinal, quem avisa, amigo é, não é mesmo? 😅

Logo que me formei na faculdade, comecei a me deparar com algumas situações que exigiram um bom jogo de cintura. E às vezes a inexperiência pode ser um problema, porque não sabemos lidar com tudo da maneira mais correta, sem nos prejudicar.

Lembro que recebi algumas boas orientações de colegas de trabalho, mas muita coisa tive que me virar sozinha mesmo. Provavelmente, acontecerá com você também, se é que já não está passando por isso. Então, se me permite, deixarei aqui algumas situações para você se prevenir.

homem trabalhando chateado ao descobrir coisas que ninguém te conta sobre trabalhar com comunicação
Homem chateado trabalhando | Foto: Pexels

Ninguém te conta, mas não desista!

Mas, veja bem, não quero que você desista de trabalhar com comunicação só por causa dessas coisinhas chatas. Encare essa lista apenas como uma chance de se preparar para enfrentar os desafios sem medo e sem drama, combinado? Em suma, para facilitar, vou deixar tudo listado abaixo, bem objetivo e direto ao ponto.

  1. Todos pensam que seu trabalho é fácil, sejam colegas de trabalho, amigos ou familiares.
  2. Todos terão opinião sobre o que você criou, mesmo que não tenham ideia do que estão dizendo.
  3. Você terá que lidar com pessoas insuportáveis (advogados, gerentes, clientes etc.).
  4. Você terá que criar algo que não gosta, ou, até mesmo, odeia.
  5. Os briefings, em grande maioria, são pura ilusão.
  6. Pode acontecer de jogarem a culpa em você pela falta de sucesso do cliente, seja por algo que não vende, evento sem plateia ou qualquer outra coisa. Algumas pessoas e empresas simplesmente não aceitam o fato de que os produtos e serviços que oferecem são ruins.
  7. Você vai dar seu sangue e sua alma por um trabalho que não vai te pagar quase nada. Ou, até mesmo, poderá trabalhar de graça. Mas, só aceite essa situação se você quiser, ok? Nunca deixe que alguém desvalorize o seu trabalho só para tentar economizar.
  8. Em algum momento, você não conseguirá dar conta de tudo. E isso pode acontecer por várias razões: porque a equipe é pequena, porque você está cheio de clientes, porque os jobs atrasaram e milhares de outros motivos. Tente se planejar ao máximo para crises!
  9. Você vai descobrir, em algum momento, que a faculdade não te ensinou quase nada do que você realmente precisa para trabalhar. Simples assim. Um dia você vai entender.
  10. Dependendo do que faz e onde trabalha, muitos farão amizade com você apenas por interesse. E olha que tem gente disposta a ser sua amiga só para ganhar camisetas de graça, acredite!

Você já passou por algo assim?

Caso discorde de alguma situação, ou tenha outras sugestões para completar a lista, basta registrar no espaço de comentários. Aproveite também para comentar se você já viveu algo assim.

Se quiser entender melhor cada uma das situações, gravei um vídeo comentando e dando exemplos. Assista abaixo e fique mais preparada(o) para enfrentar qualquer situação difícil. Também te convido a se inscrever no canal e se cadastrar na newsletter, para acompanhar muito conteúdo sobre o universo da comunicação.

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *