Avançar para o conteúdo

Jamais deixe a Comunicação para depois

A partir desse post, pretendo produzir e compartilhar conteúdo mais provocativo e reflexivo também – além das informações educativas que gosto tanto de escrever – afinal, isso é um blog! Mesmo esse blog sendo tão recente, essa é uma decisão muito impactante para mim, que tenho cabeça de jornalista e fui “educada” para não emitir opinião. Mas, é isso, decidi não deixar minha comunicação para depois!

E olha só que curioso, essa inspiração veio depois de ler o maravilhoso post A importância do fazer, escrito por Yuri Franco, do The Marketing Hub. Curioso, porque esse texto me parece ter o poder de provocar reações diferentes em pessoas diferentes.

Sim, eu sofro desse mal de “me deixar para depois”. É um problema que tenho, confesso. Sempre me esforço ao máximo para entregar resultados para outros (empresas, clientes etc.). Mas, quando se trata de esforço para criar resultados em meus próprios projetos, eu travo.

Pense sobre isso!

Então, o texto do Yuri me fez pensar em como é importante não deixar a própria comunicação (e nada que seja importante!) para depois, independentemente do objetivo. Mesmo que esteja passando por alguma dificuldade. Olha só esse trecho, que coisa mais maravilhosa de se ler…

É claro que existem momentos em que estamos impossibilitados de fazer algo por algum motivo maior (saúde física ou mental, um fornecedor que não entregou algum item, um problema com o computador, etc), e tá tudo bem. Mas é importante dividir o que é impedimento e o que é autoboicote.

Yuri Franco – The Marketing Hub

Resumindo, não deixe seus projetos escondidos na pasta do computador. Não saia de uma conversa com o sentimento de que deveria ter dito algo que não disse. Não permita que sua vida, suas ideias, seus sonhos fiquem boiando em um mar sem ondas.

E, se for pelo lado profissional, jamais deixe a Comunicação ficar para depois. Porque depois pode ser tarde demais para consertar uma imagem danificada e uma identidade enfraquecida. Além de criar brecha para o pior arrependimento que existe: do que não foi feito.

nao-deixe-sua-comunicacao-para-depois
Imagem: Freepik

A Comunicação deve ser sempre sua prioridade

Se você é estudante, é profissional da área ou apenas curte estudar esse maravilhoso universo da comunicação, tem o dever de ser defensor desse processo que ajuda a transformar vidas e empresas.

Por exemplo, é muito fácil identificar a raiz dos problemas de relacionamento e de imagem de marcas. E, na maioria dos casos, a causa é sempre a falha de comunicação. E não digo em nível de departamento, mas na maneira como as pessoas se comunicam. Não é porque aprendemos a falar e a escrever que estamos prontos para nos comunicar com eficiência.

Por isso, estou aqui, defendendo a importância de se manter sempre preparada(o) e disposta(o) a aprender sempre mais, a sempre praticar coisas novas, descobrir novas estratégias e desafiar a si mesma(o).

Não basta conhecer algumas técnicas que dão certo e se apegar a elas. A meta é se manter em constante evolução. Dessa maneira, a comunicação como um todo pode ser mais democrática e acessível a todos.

Acho que comecei a jogar ideias aleatórias demais nesse post. Mas, vou começar assim, por enquanto, e ver aonde chegaremos com essas reflexões. Enquanto isso, vou tentando aqui aprender a dar mais destaque às minhas ideias e opiniões, me limpando da imparcialidade. E espero receber seus comentários sobre o que pensa disso tudo.

Seguimos em frente…

Aproveite e leia o post que me incentivou a mudar um pouco meu estilo de escrita aqui no blog. Quem sabe você tem uma inspiração para fazer sua habilidade de comunicação evoluir de maneira diferente também.

Depois de revisar aqui, vi que o texto ficou bem bagunçado. Mas, está tudo bem. É o início de uma nova categoria no blog, mais pessoal e opinativa. Vamos ver no que dá… Me conta?

Aproveite também para acompanhar minhas ideias em outros formatos de conteúdo, lá no YouTube, Instagram e Newsletter.

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *