Avançar para o conteúdo

Inove com essas 5 tendências de Comunicação para 2022

Conteúdo atualizado há 2 anos

Quem me acompanha sabe que tento me manter atualizada e consumir conteúdo variado. Justamente para acompanhar o que está rolando no mundo, incluindo o âmbito profissional. Então, esse texto é um apanhado geral de tudo o que vi, e minhas conclusões, sobre as tendências de comunicação para 2022. Talvez você já saiba de todas, mas vale sempre reforçar.

Desse modo, escolhi cinco tópicos que serão o principal direcionamento das estratégias de comunicação e marketing de marcas, empresas, organizações, instituições etc. Caso você discorde de algum, ou tenha mais sugestões para acrescentar, basta deixar um comentário nesse post. Vamos lá.

tendencias-de-comunicacao-para-2022
Foto: Pexels

01. Menos estratégias em casas alugadas

Com a queda do Facebook, Instagram e Whatsapp no início de outubro de 2021, muita gente percebeu que está dedicando esforços no lugar errado. Todos perceberam que é preciso melhorar o mix de canais e, por mais que muitos torçam o nariz, ter o próprio website. Afinal, é você quem deve decidir os rumos das suas estratégias de comunicação e não ficar dependendo da boa vontade de algoritmos e estabilidade das plataformas “alugadas”.

02. Eventos híbridos

Aqui não tem muito o que explicar, pois esta tendência já está dando os primeiros passos para se tornar padrão. No pós-pandemia, muitos eventos começam a acontecer de maneira híbrida, com opções presenciais e online. Facilitando o acesso de um público variado e podendo atingir regiões e cidades diferentes. Acredito que vale testar para a sua marca. Fique de olho!

03. Conteúdo plural para todas as identidades culturais

Uma pesquisa da Google, em parceria com a Float, revelou que as pessoas não se encaixam mais apenas em pequenas tribos. Isso porque, com a crescente diversidade de conteúdo e facilidade de acesso em diversos canais, somos nós quem decidimos o que queremos ver. Às vezes, descobrindo coisas que jamais imaginaríamos em pesquisar, mas que foi sugerido e agradou.

“Eu adoro ficar horas ‘pulando de galho em galho’ no YouTube, assistindo coisas totalmente diversas que partiram de uma primeira pesquisa específica. Recentemente, eu estava buscando por um vídeo de meditação e encontrei um canal sobre empreendedorismo, que me prendeu de tal jeito que acabou me incentivando a abrir uma marca de roupas.”

Mulher, 22 anos, participante da pesquisa

Nesse sentido, a ideia de que conteúdo tem melhor resultado por qualidade, do que por quantidade, se fortalece com o tempo. O mais legal de tudo, é que conteúdo plural é agregador e inclusivo, além de ter o poder de atingir diversas identidades culturais. Ou seja, você deve ficar de olho nessa tendência e ter em mente que uma mesma mensagem, agora, deve ser construída de maneiras variadas.

7-em-cada-10-consumidores-afirmam-que-o-youtube-os-ajuda-a-navegar-e-descobrir-algo-novo

04. Cultura do bem-estar

Também por consequência da pandemia da Covi-19, período realmente difícil, cresceu a atenção ao bem-estar. Muitas empresas tiveram que aprender a ter atenção sobre a realidade psicológica de seus colaboradores, parceiros e clientes. Por isso, a produção de conteúdo e elaboração de campanhas e estratégias que promovam a saúde mental, a partir de agora, fazem parte de qualquer plano de comunicação. Principalmente quando o assunto é endomarketing e comunicação interna.

05. Acessibilidade de conteúdo

Não podemos deixar de lado, também, a acessibilidade aos materiais e peças de comunicação. A tecnologia facilita o acesso das pessoas com necessidades especiais a conteúdos em diversas plataformas. Exemplo dessa preocupação é o Instagram ter incluído opção de legenda automática nos stories, para que pessoas surdas, por exemplo, possam acompanhar. Além disso, dá para citar as descrições automáticas de fotos nas mídias sociais e textos alternativos em websites, entre outros. Desse modo, não esqueça de incluir essas possibilidades em suas estratégias!

De olho nas tendências de comunicação para 2022

Por fim, só reforçando que não tenho poderes para prever o futuro. Essas são apenas algumas das coisas que, imagino, ganharão força durante o ano. E também gravei um vídeo sobre isso, caso você queira rever o que já leu aqui, ou para compartilhar com sua rede de contatos. Assista abaixo e se inscreva no canal!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *