Avançar para o conteúdo

Como criar um blog gratuito em menos de 5 minutos

Conteúdo atualizado há 11 meses

Você está interessado em começar um blog, mas não quer gastar dinheiro? Se sim, então você está com sorte – é possível criar um blog gratuito em poucos minutos. Tudo o que você precisa é de um computador, uma conexão de internet e utilizar plataformas já prontas e simples de usar, como o WordPress ou o Blogger.

Fico muito feliz que esteja aqui, porque demonstra que você sabe que, sim, vale a pena ter um blog para chamar de seu. E não importa se está fazendo isso para você ou para sua marca. Um blog é essencial no mundo de hoje.

Agora, a boa notícia é que você pode criar um blog grátis em menos de 5 minutos. A primeira coisa que você precisa fazer é decidir qual plataforma quer usar. Para este tutorial, vou demonstrar pelo WordPress, que utilizo em todos os meus projetos e trabalhos como freelancer. Confira o passo a passo e veja como é fácil.

laptop em uma mesa arrumada ilustrando como criar um blog gratuito
Foto: Freepik

Porque você deve ter um blog

Há algumas razões pelas quais você deve ter um blog, como eu já expliquei detalhadamente em outro post aqui no blog. Mas para facilitar, vou deixar um resumo aqui e, se quiser se aprofundar, leia o post sobre as razões para ter um blog.

A primeira é que ele lhe dá uma voz e um lugar para compartilhar suas ideias. Se você tem algo a dizer, então um blog é a plataforma perfeita para fazer isso. É também uma ótima maneira de construir uma audiência e conectar-se com pessoas que pensam da mesma maneira.

Outra razão para ter um blog é que ele pode ajudar você a construir sua marca pessoal. Se estiver procurando construir uma carreira em uma determinada área, ter um blog é uma ótima maneira de mostrar sua experiência, criar um portfólio e atrair potenciais empregadores.

Finalmente um blog também é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Se você conseguir construir e manter uma audiência grande, então você poderá rentabilizar seu blog com publicidade, patrocínios, ou venda de produtos e serviços.

Agora vamos ao que interessa: criar o seu próprio espaço na internet sem pagar nada! É uma ótima maneira para aprender a cuidar de um blog do zero.

Passo a passo para criar seu blog gratuito no WordPress

Criar um blog de graça no WordPress é muito fácil. Tudo o que você precisa é de uma conta e 5 minutos do seu tempo. Só reforço que o WordPress oferece duas versões, uma para quem deseja ter a própria hospedagem e outra totalmente gratuita – é essa que vamos usar. Basta seguir estes passos:

  1. Vá para WordPress.com e crie uma conta gratuita clicando em “crie seu site” ou em “comece agora”, logo na página inicial.
  2. Coloque seu e-mail (aquele que você realmente usa no dia a dia) e defina um nome de usuário e uma senha para sua conta. Lembre-se de sempre criar senhas fortes, com um mínimo de 8 caracteres, misturando letras, números e símbolos, para manter seu blog seguro, ok?
  3. Escolha um domínio para o seu blog gratuito. Essa informação será incluída na URL do seu blog que, na versão gratuita, ficará como seudominio.wordpress.com. Atenção nessa tela! Há opções pagas ali, mas se você está só começando, opte pelo domínio gratuito. Não se preocupe, porque quando seu blog crescer você poderá mudar essa configuração.
  4. Agora você precisa escolher um plano. Atenção aqui também, porque há opções pagas. Se quiser investir, fique à vontade. Mas se quiser economizar por enquanto, procure pelo link “comece com um site gratuito”. A versão gratuita tem recursos limitados, mas é o suficiente para quem está começando um blog do absoluto zero e ainda não sabe como funciona.
  5. Você terá três opções: escrever, criar e venda. Sugiro que você escolha a opção criar, para escolher o layout do seu blog. Assim você consegue deixar com sua cara ou já colocar elementos de identidade visual da sua marca, se você tiver uma.

Estamos quase lá!

  1. Hora de escolher o tema! Filtre as opções que fazem sentido para o seu projeto e escolha o modelo que achar mais interessante. Há várias opções gratuitas também e é tudo muito fácil de configurar.
  2. Agora personalize seu blog gratuito com um logo, colocando o título principal, se quiser e fazendo outras configurações. Vá fuçando para ver o que você consegue alterar e teste tudo para deixar o melhor possível. Lembre-se que tudo isso pode ser alterado e melhorado depois também, então não se cobre tanto nessa etapa.
  3. Tudo pronto? Pode publicar e colocar o seu blog no mundo. Para isso é preciso clicar no link de confirmação de cadastro que você recebeu no e-mail e seguir a sequência de configurações (se desejar) sugeridas na página inicial do seu painel de administrador. No fim, clique em “lançar site” e pronto!

Et voilà, agora você tem um blog gratuito em funcionamento. Isso não foi fácil? Agora é hora de começar a escrever e compartilhar seu conteúdo com o mundo. Se você preferir ver como isso tudo é feito, assista ao tutorial que fiz em vídeo mostrando todo o passo a passo.

O que fazer depois de criar seu blog gratuito

Agora que você tem o seu blog gratuito pronto, é hora de começar a criar conteúdo e construir uma audiência. Isso leva tempo e esforço, mas vale totalmente a pena!

Quando você começar, compartilhe seu blog nas mídias sociais e envie o link para seus amigos e família. Desta forma você pode obter algum tráfego inicial e as pessoas começarão a tomar conhecimento do seu blog.

Outra boa ideia é participar em fóruns e grupos online relacionados ao seu tópico, e deixe comentários com um link para o seu blog. Desta forma você também recebe tráfego orgânico e a faz conexões com pessoas interessadas em seu nicho.

Sobretudo, tenha em mente que um blog de sucesso leva tempo, dedicação e consistência. Portanto, não desista se você não vir resultados imediatamente – continue escrevendo e promovendo seu conteúdo, e você verá o progresso ao longo do tempo.

Dica de bônus para ter um blog de sucesso

Uma das melhores coisas que você pode fazer para checar se o seu blog está dando certo é conferir os dados de visitação. O próprio WordPress te oferece as informações básicas que você precisa começar a acompanhar como números de visitantes e visualizações e origens de acesso. Fique de olho!

Assim você poderá entender que tipo de conteúdo dá mais certo ou encontrar ideias para novos posts e melhorias em seu blog. Mas não tenha pressa, ok? Você está começando agora e um blog precisa de muita atenção e tempo para começar a receber tráfego orgânico e conquistar seu espaço na tão concorrida internet.

Nesse sentido, você consegue identificar quando conquistou um número interessante de visitas e analisar o melhor momento para investir mais em seu blog. Para expandir e fazer melhorias, como usar temas mais completos e instalar plugins de funcionalidades diversas, é preciso ter um plano de hospedagem próprio, que custará um valor mensal ou anual.

Portanto, comece do zero com seu blog gratuito, acompanhe seus números e produza conteúdo de qualidade com constância, sem desistir. Com o tempo você poderá investir em seu projeto, dar mais espaço para crescer e, quem sabe, ganhar dinheiro com o seu blog.

Conclusão

Cuidar de um blog é uma ótima maneira de começar a trabalhar online e compartilhar seu conteúdo e suas ideias com quem se interessar. E você viu aqui como montar um blog grátis é muito simples, rápido e livre de dores de cabeça, e você pode personalizá-lo como quiser. Basta seguir os passos deste post e você estará com tudo pronto em pouco tempo. Boa sorte!

Eu espero que este tutorial tenha sido útil e que você esteja agora no seu caminho para criar seu próprio blog. Se você tiver qualquer dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em ajudar.

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *