Conteúdo atualizado há 3 anos
Há diversas definições nos dicionários, contudo, no geral, ser assertivo é ter a capacidade de se expressar com segurança, posicionamento definido, objetividade e sem hesitações. Portanto, para entender o que é comunicação assertiva é importante ter essa definição em mente.
O melhor processo de comunicação é aquele em que o emissor transmite sua mensagem de maneira que facilite totalmente a compreensão do receptor. Acontece sempre que as pessoas entendem perfeitamente o que as outras estão dizendo, escrevendo, desenhando, tocando etc.
É importante ser assertivo em qualquer tipo de comunicação, principalmente quando se trata das relações pessoais. Apesar disso, a comunicação interpessoal é a que mais sofre com a falta de assertividade. E isso geralmente acontece porque deixamos de lado o cuidado de entender quem é a pessoa que receberá nossa mensagem, de ter empatia.
Anote aí as principais características da comunicação assertiva para não esquecer e colocar em prática todos os dias:
- Entende o outro;
- Tem embasamento;
- Sabe ouvir na essência;
- Busca evolução contínua;
- Fala com atenção.
Entenda o que é Comunicação Assertiva
Então, podemos definir a comunicação assertiva como a capacidade de expressar suas mensagens de maneira clara e objetiva, mas, acima de tudo, com respeito às crenças e opiniões de todos os envolvidos. É pensar com antecedência quais consequências suas mensagens podem provocar e escolher não só o que vai dizer, mas também como vai dizer.
Ou seja, quem se comunica de maneira assertiva, dificilmente criará conflitos, mesmo que esteja transmitindo uma mensagem pesada e difícil. Pense, por exemplo, em uma mãe que precisa corrigir o erro do filho, há três possibilidades: sendo ofensiva e dando bronca, ou evitando tocar no assunto porque não sabe como dizer, ou explicando calmamente porque aquilo foi errado até que ele compreenda como não errar novamente. Lembre-se sempre, portanto, que a comunicação assertiva é o ideal, dessa maneira você jamais precisará ter postura agressiva ou passiva.
Resumindo, para encerrar essa introdução, um comunicador assertivo é aquele que que transmite a mensagem indo direto ao ponto, sem rodeios e de maneira muito honesta e clara, sem mudar de assunto ou torcer ou mascarar as informações. E ele tem a habilidade de fazer isso tudo sem ofender ninguém e, acima de tudo, ouvir as opiniões que possam surgir.
Reforçando o que aprendeu
Agora, para facilitar ainda mais a compreensão, preparei um esquema visual que você pode salvar e consultar sempre que precisar reforçar a ideia. Olha só:
E sabe o que é o melhor tudo? A comunicação assertiva pode ser aprendida e treinada, você não precisa nascer com um dom natural. Mas, esse é assunto para um futuro post, por isso, acompanhe o blog e conte sua opinião no espaço de comentários: você sabe se comunicar de maneira assertiva?
AFTER POST: gostei do tema e decidi gravar um vídeo para apresentar melhor esse esquema que montei, explicando de uma maneira diferente. Vale a pena conferir para entender ainda mais sobre o conceito e a prática de comunicação assertiva. Assista ao vídeo abaixo e não esqueça de se inscrever no canal para receber ainda mais conteúdo!
📚 APRENDA MAIS COM LIVROS