Avançar para o conteúdo

Esferas da Comunicação Organizacional para melhorar sua atuação

Conteúdo atualizado há 2 anos

Já dei uma introdução sobre o que é Comunicação Organizacional em outro post. Se você leu, ou já assistiu a este vídeo, entende que é um grupo que engloba diversas atividades. E, para facilitar, resolvi dividir toda essa atuação em quatro esferas da Comunicação Organizacional.

Primeiramente, antes de entrar nos detalhes, lembre que essas esferas podem (e devem!) desenvolver atividades de comunicação de maneira integrada. Ou seja, mirando os mesmos objetivos, respeitando os mesmos prazos, atuando com os mesmos valores e compartilhando as mesmas mensagens.

Por certo, esta é a melhor escolha, se você se preocupa em investir em um modelo de comunicação mais estratégico. Agora anote aí cada uma das esferas: comunicação administrativa, comunicação interna (que inclui endomarketing), comunicação institucional e comunicação mercadológica.

Quatro esferas da Comunicação Organizacional

Imagine cada uma delas como se fossem camadas, como na ilustração que preparei logo abaixo. Pensando que a esfera administrativa é a mais interna de todas, e a mercadológica a mais externa, ou seja, atinge mais o público externo da comunicação organizacional. Olha como fica…

esferas-da-comunicacao-organizacional
Pode usar à vontade, mas lembre de citar a fonte, ok? 😉

De fato, eu sempre gosto de ilustrar, mas também é importante conceituar melhor. Dessa maneira, você poderá compreender os componentes desse grande universo. Portanto, deixo os conceitos resumidos a seguir e, se mesmo assim, ficar com dúvidas, fique à vontade para me questionar nos comentários, ok?

01. Comunicação Administrativa

Em resumo, é a área responsável por lidar com as informações mais burocráticas da empresa. Controla e trabalha o fluxo de dados para que sejam acessíveis e facilitem a tomada de decisão dos gestores e setores variados. Esses dados podem ser sobre produtividade, custos, lucro ou resultados e qualquer outro tipo de impacto.

Nesse caso, é importante saber identificar e lidar com dados, já que alguns podem ser divulgados e outros não, para manter a segurança do negócio. E os profissionais mais indicados são jornalistas empresariais ou relações públicas, mais preparados para executar atividades como essas.

02. Comunicação Interna

Totalmente focada no público interno, é responsável pelos canais de comunicação e mensagens direcionados aos colaboradores. Além disso, trabalha muito em parceria com a área de recursos humanos. Administra diversos canais: intranet, jornal mural, informativos e comunicados internos, rádio e TV corporativos, campanhas de endomarketing e muitos outros canais que estejam disponíveis.

É provável que esta área trabalhe muito em conjunto com a Comunicação Administrativa, para preparar o público interno para os desafios da organização. Outras responsabilidades incluem incentivar o engajamento e melhorar a produtividade de todos, para que as ações de Comunicação Institucional e Mercadológica, além de tantas outras, sejam um sucesso.

03. Comunicação Institucional

Sua maior responsabilidade é construir e fortalecer a identidade da empresa, tanto para o público interno como externo – colaboradores, investidores, clientes, o mercado e até a sociedade. Em síntese, as ações e atividades aqui são essencialmente focadas na missão, visão, valores e filosofia da organização.

Desse modo, gerencia diversos produtos de comunicação (jornal interno, blogs, sites, anúncios etc.), organiza eventos e planeja ações especiais para a imagem da instituição. Seus processos são conduzidos por relações públicas, assessoria de imprensa, marketing cultural e ações de responsabilidade social e/ou ambiental.

05. Comunicação Mercadológica 

Essencialmente voltada ao público externo, atua lado a lado com marketing e publicidade, com o objetivo de fortalecer a imagem dos produtos e/ou serviços da organização. Seu trabalho envolve, não apenas conquistar maior visibilidade no mercado, mas também reforçar as vendas. As estratégias aqui são, geralmente, focadas no desenvolvimento de eventos corporativos, feiras, propaganda, workshops, webinars e tudo o que ajudar a vender mais.

Olha só quanta coisa legal dá para fazer quando o trabalho é bem planejado e organizado! E já que chegou até aqui, conte qual dessas esferas da comunicação organizacional você mais gosta?

Ah! Aproveite para fixar melhor o que aprendeu nesse post, assistindo ao vídeo que gravei sobre o assunto, logo abaixo. E não deixe de se inscrever em meu canal no YouTube para acompanhar mais conteúdo. Também estou lá no Instagram. Bons estudos!

📚 APRENDA MAIS COM LIVROS

MAIS INFORMAÇÕES:

  • Comunicação Organizacional, Wikipedia
  • Comunicação organizacional: um por todos, todos pelos resultados, Endeavor
  • Ferramenta estratégica de compatibilização de interesses, Revista Alterjor
Salve no Pinterest!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *