Depois de quase duas décadas de história, pela primeira vez em sua história, Facebook perde usuários ativos, quase 500 mil, no último trimestre de 2021. Isto é definitivamente algo para se prestar atenção, especialmente se você é uma das pessoas que deixaram o Facebook nos últimos meses.
Mesmo ainda tendo quase dois bilhões de usuários ativos, essa informação fez as ações da Meta despencarem 20%, o que representa 200 bilhões de dólares a menos na conta de Zuckerberg. Curiosamente, a maior parcela de abandono aconteceu na África e América Latina.
Então, por que isso aconteceu, e o que isso significa para o futuro do gigante das mídias sociais? Eu tenho algumas justificativas pessoais, que compartilho com você nos próximos parágrafos. Mas, fique à vontade para deixar sua opinião no espaço de comentários.
O escândalo da Cambridge Analytica prejudicou a reputação e os resultados do Facebook
O escândalo da Cambridge Analytica fez muitas pessoas questionarem a segurança e a proteção de suas informações pessoais que estão no Facebook. Muitos estão se apressando a apagar suas contas, assim como Elon Musk, que decidiu apagar as páginas de suas empresas.
Isso significa que o Facebook já está perdendo dinheiro, tanto direta quanto indiretamente. Porque, além de usuários, também está vendo seus anunciantes irem embora insatisfeitos com o desempenho de anúncios. Eles simplesmente não querem correr o risco de se associarem ao Facebook, criando a maior crise da história do gigante das mídias sociais.
➡️ LEIA TAMBÉM: Facebook vira Meta e Zuckerberg apresenta Metaverso
Os usuários do Facebook estão fartos de todos os posts políticos
A época de eleições é o momento em que os usuários do Facebook enlouquecem com as mensagens políticas. Este se tornou um problema tão grande, que a mídia social até criou um recurso especial para você esconder todos os posts políticos.
Isto não é novidade, mas definitivamente piorou ultimamente. A razão para isso são os diversos políticos que utilizam as mídias sociais para promover discursos de ódio, fake news, desinformação e tantos outros conteúdos tóxicos. Não preciso citar nomes aqui, certo?
Facebook perde usuários, especialmente entre os jovens
De acordo com dados vazados por France Haugen, ex-funcionária da empresa, há queda de usuários com idades entre 18 e 24 anos desde 2013. Com informações mais recentes, um relatório do Pew Research Center, grupo de estudos sediado nos Estados Unidos, revela que apenas 51% de adolescentes entre 13 e 17 anos de idade usam o Facebook.
Pode haver muitas razões para este declínio, mas a mais provável é que os jovens estejam simplesmente mudando para outras plataformas. Por exemplo, TikTok e Instagram são duas plataformas que estão crescendo rapidamente e que têm uma imagem muito mais positiva entre os adolescentes e jovens.
Resta saber se a Meta pode reverter essa tendência negativa
O Facebook perder usuários não é novidade, mas agora ele está perdendo reputação e vendo seus resultados regredirem. Portanto, será interessante ver como a Meta vai reagir com esta crise nos próximos anos.
É claro que algo precisa mudar, e rápido, se o gigante da mídia social quiser se manter à frente do jogo. O que você acha disso tudo? Conte no espaço de comentários abaixo.