Conteúdo atualizado há 1 ano
Muitos ficaram surpreendidos e animados ao ver a reativação do site da falecida mídia social Orkut no dia 27 de abril de 2022. Mas, até o momento, não aconteceu nada de novo depois dessa mensagem. Será que, enfim, o Orkut voltou?
A saber, o site foi criado pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten em 2002. O sonho era “conectar todos os internautas para se relacionarem e para fazer a diferença na vida das pessoas”.
O projeto foi um sucesso e se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares de seu tempo. Conquistou não apenas mais de 30 milhões de brasileiros, mas vários milhões de pessoas de todo o mundo!
Curiosamente, isso aconteceu apenas alguns dias depois de Elon Musk comprar o Twitter, depois de muita polêmica, por apenas 44 bilhões de dólares. Há planos de transformar a empresa em capital privado e promessas estranhas sobre liberdade de expressão.
“O Twitter tem um tremendo potencial – estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para desbloqueá-lo”, comemorou Musk após a vitória nas negociações.
Orkut voltou? Será?
Apesar de sua popularidade entre os usuários, o Orkut acabou caindo em desuso com o surgimento de novas plataformas, como Facebook e Instagram. Mesmo assim, está havendo muita animação com a possibilidade de um retorno do Orkut.
Uma mensagem do criador, divulgada no site oficial, em inglês e português, promete notícias empolgantes num futuro próximo. Ele também destaca o cenário negativo que parece dominar a internet: “há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas.”
Vou deixar a mensagem completa aqui para que você leia e para registrar também, caso a rede social volte mesmo e as palavras deem lugar à saudosa plataforma:
Ainda é cedo para saber se o Orkut pode ou não recuperar sua antiga glória. Muito menos saber se ele manterá a mesma estrutura ou se virá diferente do que conhecíamos.
Ele também não divulgou nenhuma data de possível lançamento, ou detalhes do projeto. Talvez seja apenas uma ideia inicial e a mensagem foi divulgada para testar o interesse do público. Só nos resta aguardar e ficar de olho.
Por enquanto, fica a saudade de se conectar com amigos em comunidades de todo tipo e aproveitar tudo o que esta icônica plataforma de mídia social oferecia. Um brinde à esperança e ficaremos na torcida para que esse retorno seja triunfante!