Avançar para o conteúdo

Conteúdo atualizado há 9 meses

Muitos ficaram surpreendidos e animados ao ver a reativação do site da falecida mídia social Orkut no dia 27 de abril de 2022. Mas, até o momento, não aconteceu nada de novo depois dessa mensagem. Será que, enfim, o Orkut voltou?

A saber, o site foi criado pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten em 2002. O sonho era “conectar todos os internautas para se relacionarem e para fazer a diferença na vida das pessoas”.

O projeto foi um sucesso e se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares de seu tempo. Conquistou não apenas mais de 30 milhões de brasileiros, mas vários milhões de pessoas de todo o mundo!

Curiosamente, isso aconteceu apenas alguns dias depois de Elon Musk comprar o Twitter, depois de muita polêmica, por apenas 44 bilhões de dólares. Há planos de transformar a empresa em capital privado e promessas estranhas sobre liberdade de expressão.

“O Twitter tem um tremendo potencial – estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para desbloqueá-lo”, comemorou Musk após a vitória nas negociações.

Orkut voltou? Será?

Apesar de sua popularidade entre os usuários, o Orkut acabou caindo em desuso com o surgimento de novas plataformas, como Facebook e Instagram. Mesmo assim, está havendo muita animação com a possibilidade de um retorno do Orkut.

Uma mensagem do criador, divulgada no site oficial, em inglês e português, promete notícias empolgantes num futuro próximo. Ele também destaca o cenário negativo que parece dominar a internet: “há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas.”

Vou deixar a mensagem completa aqui para que você leia e para registrar também, caso a rede social volte mesmo e as palavras deem lugar à saudosa plataforma:

print da mensagem do criador da mídia social publicada no site oficial dizendo se o orkut voltou
Print da mensagem publicada no site oficial Orkut.com

Ainda é cedo para saber se o Orkut pode ou não recuperar sua antiga glória. Muito menos saber se ele manterá a mesma estrutura ou se virá diferente do que conhecíamos.

Ele também não divulgou nenhuma data de possível lançamento, ou detalhes do projeto. Talvez seja apenas uma ideia inicial e a mensagem foi divulgada para testar o interesse do público. Só nos resta aguardar e ficar de olho.

Por enquanto, fica a saudade de se conectar com amigos em comunidades de todo tipo e aproveitar tudo o que esta icônica plataforma de mídia social oferecia. Um brinde à esperança e ficaremos na torcida para que esse retorno seja triunfante!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *