Avançar para o conteúdo

Principais responsabilidades da Comunicação Organizacional

Conteúdo atualizado há 2 anos

Reforçando o que expliquei no post sobre o que é Comunicação Organizacional, entenda como se fosse um conjunto de ferramentas e técnicas para que as informações circulem bem dentro de uma empresa. Sendo assim, também vale chamar de Comunicação Empresarial ou Corporativa, como você preferir. Agora, para aprofundar ainda mais o assunto, separei aqui as principais responsabilidades da Comunicação Organizacional, de maneira resumida e objetiva.

Sendo assim, é importante sempre ter em mente que o objetivo é gerenciar relacionamentos e a circulação de informação com diversos públicos de empresas, instituições e organizações, sejam privadas, públicas ou não governamentais. E o público é enorme mesmo! Porque inclui colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros, comunidades, imprensa, poderes públicos e todas as pessoas que têm contato com a marca. É muita gente, por isso tem outro post sobre os públicos da comunicação organizacional, que você pode ler depois.

Para agora, focaremos nas atividades que são de responsabilidade da Comunicação Organizacional. Tudo para que as estratégias sejam respeitadas e o negócio possa atingir metas com maior agilidade.

➡️ LEIA TAMBÉM: Quais são os públicos da Comunicação Organizacional

responsabilidades-da-comunicacao-organizacional
Foto: Pexels

As 5 responsabilidades da Comunicação Organizacional

Vou deixar em formato de lista, de maneira bem resumida, para facilitar o entendimento. Assim você também pode anotar para consultar sempre que precisar, ok? As responsabilidades são…

  • Criar estratégias e fornecer ferramentas que facilitem os variados processos de negociação, tanto internos quanto externos. Isso inclui definir os melhores canais, o tom das mensagens e a frequência a ser aplicada.
  • Possibilitar o compartilhamento de conhecimento e informação, prestando contas à sociedade, se necessário, e melhorando as relações do público interno no desenvolvimento de ações e projetos. Quanto maior a transparência, maior o sucesso de uma empresa (sempre respeitando limites e informações que precisam permanecer confidenciais, é claro).
  • Educar sobre mudanças e realizar gerenciamento de crises, preventivo ou ativo. Importante saber também que muitas crises podem ser evitadas, quando as informações são compartilhadas com clareza e rapidez.
  • Promove os objetivos organizacionais, mobilizando e integrando todos os públicos. Mesmo porque, já que todos estão no mesmo barco, é ideal saber para onde estão remando, certo?
  • E por consequência de tudo, otimizar a tomada de decisões e fortalecer a imagem da empresa no mercado. Na verdade, tudo é feito para possibilitar esse cenário. Pessoas bem informadas, engajadas e direcionadas tomam melhores decisões para atingir as metas da empresa, além de contribuir com uma identidade sólida e forte.

Está vendo como é importante investir em Comunicação Organizacional? Isso porque, empresas que têm processos de comunicação bem definidos e eficazes, ultrapassam obstáculos com mais facilidade e atingem metas e objetivos com mais agilidade. Afinal, caro leitor… Comunicação é tudo!

➡️ LEIA TAMBÉM: Esferas da Comunicação Organizacional para melhorar sua atuação

Não deixe para depois!

Se você tem uma empresa, ou é colaborador em uma, preste atenção em como os processos de comunicação acontecem. Se você é comunicólogo, tem a obrigação de direcionar e orientar para que haja sempre investimento em Comunicação Organizacional. Nem preciso justificar muito, pois José Antonio Martinuzzo fez isso muito bem, no livro Seis questões fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Rede. Apenas leia:

Na atualidade, comunicação é questão de sobrevivência, competitividade. Enfim, sem comunicação profissionalizada, não há organização que se inicie com boas chances de êxito, nem se mantenha de forma eficaz e duradoura.

José Antonio Martinuzzo

Entendeu, né? Uma vez que as atividades de Comunicação Organizacional são bem definidas e, principalmente, bem executadas, o sucesso da empresa já está quase garantido. Quem não investir nela, perderá espaço no mercado para os que estão preocupados e se esforçando para manter os processos assertivos e eficazes.

E para que você possa compreender melhor, gravei um vídeo explicando o assunto. É só assistir abaixo. Mas, não esqueça de se inscrever no canal no YouTube também, para aprender sempre mais! Logo depois, aproveite para deixar sua opinião ou dúvida no espaço de comentários. Até o próximo post!

📚 APRENDA MAIS COM LIVROS

Seis questões fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Rede, de José Antonio Martinuzzo
Comunicação nas Organizações, de Gaudêncio Torquato
Comunicação organizacional estratégica, organizado por Margarida Maria Krohling Kunsch

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *