Avançar para o conteúdo

Tenha projetos pessoais e veja sua vida decolar

Há muito tempo tenho vontade de compartilhar mais minhas ideias no LinkedIn, mas, mesmo para profissionais de comunicação, sempre bate aquele medo do desconhecido, não é mesmo? Dessa vez decidi deixar o medo de lado e resultou nesse artigo com minha visão sobre projetos pessoais que publiquei por lá, em junho.

O que me inspirou a escrever esse primeiro texto para o Linkedin é exatamente a reflexão sobre a importância de ter projetos pessoais. E isso me ocorreu porque eu sou o tipo de pessoa que encara vários desafios além do universo CLT e posso dizer que essa é uma das melhores coisas a serem feitas para o desenvolvimento profissional, e pessoal também.

Ficar preso a uma rotina é perigoso, porque impede o aprendizado. É muito clara a diferença de atuação entre profissionais que decidem expandir suas habilidades e aqueles que se acostumam à zona de conforto. E não estou dizendo que é preciso trabalhar 20 horas por dia, ter vários empregos ou jobs e acordar às 4 da manhã pra dar conta de tudo. Antes de começar qualquer projeto, na minha opinião, é preciso ter equilíbrio.

Projetos pessoais são incríveis para desenvolvimento pessoal e profissional!

Também acredito que seja possível criar projetos independentemente da área em que você trabalhe. Mas posso falar apenas sobre a que eu faço parte, comunicação, que é tão extensa e permite que um mesmo profissional atue para empresas ou clientes diferentes, aplicando habilidades diferentes em cada um.

Depois que eu decidi ter projetos pessoais aprendi a lidar melhor com inúmeros perfis de pessoas, aprendi a diferenciar o que é mundo corporativo e o que é o mundo freelancer e aprendi que quando você começa algo só para você, sem clientes ou superiores, é possível testar mais os seus limites, sem medo de ser feliz.

Digo isso porque quem escolhe experimentar descobre os benefícios e as dificuldades de cada universo de atuação. Exemplo: às vezes, é mais fácil você ser reconhecido pelo seu trabalho sendo freelancer, pois os clientes são mais receptivos a feedback; mas também é muito legal ter a experiência de trabalho em equipe e ver quão grande os projetos podem se tornar.

tenha-projetos-pessoais
Imagem: @copperpipe do Freepik

Ou seja, é ótimo ter vários clientes diferentes. E se você é CLT enxergue a empresa como mais uma cliente sua, mesmo que o seu contrato a defina como “empregadora”. Portanto, recomendo a experiência de ter um emprego formal e trabalhar em projetos paralelos. Talvez você descubra que quer ser só empregado, talvez você descubra que prefere ser apenas freelancer ou prestador de serviços, ou talvez você descubra que gosta de fazer tudo ao mesmo tempo.

E quem disse que não dá pra mudar de novo?

Essas escolhas podem mudar um dia? É claro! E essa é a beleza… Descobrir quem é você, quais são as suas qualidades e aceitar desafios que, às vezes, jamais seriam possíveis onde você está hoje. Eu estou sempre aberta a mudanças e ao aprendizado e tenho a tranquilidade de saber que, se for preciso, posso me adaptar, recomeçar ou até mesmo fazer as mesmas coisas de um jeito diferente.

Agora uma informação extra, que não coloquei no LinkedIn: esse blog aqui, o meu canal no YouTube e o meu perfil no Instagram compõem um dos meus projetos pessoais. Mas não estou divulgando aos meus contatos, porque não quero amigos e família, quero atingir quem realmente (e apenas) quem se interessa pelo assunto. E, até aqui, mesmo sendo apenas o início, já está sendo uma experiência incrível, cheia de aprendizado.

Agora, para finalizar, fica o meu conselho para quem aceitar: tenha projetos pessoais e comece agora!

Se quiser conferir esse e outros artigos meus no LinkedIn é só clicar aqui. E me conte nos comentários quais são os seus projetos e o que você está aprendendo com eles. Quero muito saber! 🧐

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *