Avançar para o conteúdo

Tipos de comunicação visual: quais são e como usá-los?

Conteúdo atualizado há 11 meses

Antes de seguir em frente por aqui, sugiro que comece checando o post sobre o que é comunicação visual. Dessa maneira, ficará mais fácil de se aprofundar no assunto e descobrir quais são os tipos de comunicação visual.

Entretanto, vou reforçar o conceito, caso você esteja com pressa, ok? Por definição, comunicação visual é uma maneira de criar significado e transmitir mensagens usando representações gráficas e imagens variadas (desenhos, fotografias, mapas etc.). Se desejar, também tem informações interessantes na Wikipedia.

Realmente existem inúmeras possibilidades de conteúdo dentro da comunicação visual. É quase impossível listar tudo. Mas, criei uma tabela com algumas das possibilidades para responder a sua pergunta. Confira abaixo e, caso eu tenha esquecido de algum item, fique à vontade para reforçar no espaço de comentários deste post!

Tipos de Comunicação Visual

Veja bem, montei a lista abaixo apenas para você ter uma ideia dos tipos de comunicação visual. Não quer dizer que existem apenas estes, já que, como eu disse antes, as possibilidades são infinitas. Por isso, pegue a lista apenas como referência. Anote aí…

resumo dos tipos de comunicação visual em tabela
Tabela com exemplos de tipos de comunicação visual

O importante mesmo é você entender que os tipos são os “produtos” que você consegue construir, aplicando elementos de comunicação visual. Sempre para compor suas mensagens ou tentar traduzir e facilitar a compreensão de informações variadas.

Também vale lembrar que os tipos podem funcionar muito bem sozinhos. Mas, também é possível combinar vários deles para reforçar suas ideias. Isso porque não existem regras específicas. Tudo depende de qual mensagem você quer transmitir, em qual contexto você está e quem são os receptores, seu público. Entenda melhor sobre isso no post sobre elementos de comunicação visual.

Três grandes grupos de Comunicação Visual

Em resumo, para organizar tudo e facilitar ainda mais a compreensão, podemos listar alguns grupos. Sendo assim, os tipos de comunicação visual podem ser textuais, gráficos ou especiais.

  1. Textual: este é o tipo de comunicação mais básico e, ao mesmo tempo, mais complexo. Consiste de palavras escritas que, junto a desenhos e ilustrações, formam uma mensagem.
  2. Gráfico: ilustrações, diagramas, gráficos, etc. que ajudam a explicar ou complementar a informação textual.
  3. Espacial: este é o uso do espaço físico para comunicar uma mensagem ou ideia. Às vezes, a simples ausência de informação, um espaço em branco, transmite uma mensagem.

Ou seja, existem muitos tipos diferentes de comunicação visual, mas todos compartilham um objetivo comum: criar significado e transmitir uma mensagem. Por isso, é importante estar ciente dos diferentes tipos e como usá-los corretamente para alcançar seus objetivos.

Liberdade para misturar!

Lembre-se sempre que os tipos de comunicação em geral se misturam. Já que “expressões corporais” são, na essência, comunicação corporal, mas também servem de comunicação visual, porque atingem o olhar do receptor. Legal, né?

Essa mesma ideia se aplica às tatuagens, maquiagens e apresentações, por exemplo. Porque você pode registrar mensagens com desenhos em seu corpo, usando cores no rosto e também aproveitar seus gestos para reforçar o que você estiver dizendo em uma apresentação.

Enfim, dá para ir bem longe pensando sobre o assunto. Mas, acho que você já entendeu tudo né? Mesmo assim, caso você tenha alguma dúvida, assista ao vídeo que gravei sobre o assunto. E não deixe de se inscrever no meu canal no YouTube, para aprender sempre mais sobre o universo da comunicação.

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *