Avançar para o conteúdo

O que preciso para trabalhar com Comunicação Visual?

Conteúdo atualizado há 7 meses

Não tenho dúvidas de que uma das primeiras coisas que vem à cabeça, quando o assunto é trabalhar com Comunicação Visual, seja a criatividade. E eu concordo totalmente, é preciso, acima de tudo, ser uma pessoa criativa.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, criatividade não é um dom. Ou seja, não é algo que você só tem se nascer com a habilidade pronta. Jamais! Pode acontecer de alguns terem mais facilidade que outros, mas, indiscutivelmente, isso é algo que pode ser aprendido e melhorado, sempre!

Apenas para reforçar este fato, destaco abaixo uma frase dos autores David Eagleman e Anthony Brandt. De qualquer maneira, se quiser se aprofundar no assunto, recomendo (muito!) que você leia o livro Como o Cérebro Cria.

O impulso criativo vive no cérebro de todos os seres humanos, e dele resulta uma guerra contra o repetitivo que motiva as mudanças colossais que distinguem cada geração da seguinte, cada ano do seguinte. O impulso de criar o novo é parte de nossa constituição biológica. Erguemos culturas às centenas e novas histórias aos milhões. Cercamo-nos de coisas que nunca existiram – algo que porcos, lhamas e peixinhos dourados não fazem.

Eagleman e Brandt – Como o Cérebro Cria

Todos podem ser criativos!

Bem, eu acho que ficou bastante claro, certo? Em resumo, a criatividade resulta de várias condições, sendo que, uma delas, é a pura vontade de tentar algo diferente, sair da rotina. E quando temos essa vontade batendo forte, vamos atrás do que for necessário para mudar o que nos incomoda.

Então, se você já nasceu com um espírito de experimentar, mudar e transformar coisas, já está no caminho certo do sucesso para trabalhar com Comunicação Visual. Caso ainda não tenha esse potencial, basta começar a praticá-lo. E vou deixar essas dicas para um outro post, ok? Por enquanto, vamos ao que interessa…

homem de óculos usando laptop mostrando como trabalhar com comunicação visual
Você gostaria de trabalhar com Comunicação Visual? | Foto: Pxfuel

Desenvolva habilidades para trabalhar com Comunicação Visual

Você já sabe o que é Comunicação Visual, certo? Então, você também já sabe que, nessa área, é preciso ter um gosto especial por imagens e toda sua complexidade de formas, cores, estilos etc.

Por isso, vale começar exatamente por aí… Desenvolver sua criatividade para trabalhar com gráficos, fotos, ambientes e tudo mais. É um começo, mas não é tudo. Ou seja, há muitas coisas que você pode aprender e desenvolver para ter sucesso trabalhando com Comunicação Visual.

Uma das habilidades necessárias, por incrível que pareça, é a paciência! Querendo ou não, em algum momento, por certo, será necessário lidar com pessoas cheias de opinião sobre seu trabalho. Assim sendo, caso você ainda não saiba, vou te contar uma coisa: as pessoas acham que é fácil trabalhar com comunicação e entendem tudo o que você está fazendo.

Portanto, você precisa ser paciente para ouvir os pitacos alheios sem se deixar afetar, ou pensar que estão julgando o seu trabalho. Isso sempre acontecerá! Pode ser que peçam para você mudar a cor de todo um projeto, só porque gostam de tudo cor-de-rosa, por exemplo. Mas, você sabe que não é assim que funciona. Ainda mais porque as mensagens são direcionadas a um público que pode ter o gosto totalmente diferente da pessoa que está pedindo que você mude as cores, entende?

Por fim, tenha um gosto especial por imagens em diversos formatos, desenvolva sua criatividade, conheça as técnicas e elementos de Comunicação Visual e seja paciente. Da mesma forma, claro, não esqueça que também é preciso investir em equipamentos e acompanhar as tendências da sua área de atuação.

Equipamentos e ferramentas também são necessários!

De fato, sabemos que não só de conhecimento e habilidades bem desenvolvidas se faz um bom profissional de Comunicação Visual. Sendo assim, mais do que muitos outros profissionais, é preciso investir em equipamentos, materiais de qualidade e ferramentas que ajudem no processo de criação.

Mas olha só, não precisa se preocupar com tudo isso se estiver apenas começando. Muitas empresas oferecem o que for preciso (e possível, é claro!). Só que pode ser também que você tenha que reservar um pedaço do orçamento para bancar algumas coisas, ainda mais se decidir atuar como freelancer.

E só para ilustrar, vou listar alguns equipamentos e ferramentas muito utilizados por profissionais para trabalhar com Comunicação Visual. Alguns são gratuitos, outros são bem caros. E não pense que você irá utilizar tudo o que está listado, muito menos tudo de uma vez, pois depende do tipo de trabalho que estiver desenvolvendo, ok?

PROGRAMASEQUIPAMENTOSFERRAMENTASMATERIAIS

Photoshop

Computador

Paleta de cores

Papéis

Illustrator

Câmera Fotográfica

Medidores

Tintas

InDesign

Plotter de corte

Banco de imagens

Lápis

After Effects

Impressoras

Templates

Canetas

Gimp

Scanners

Armazenamento em nuvem

Réguas

Corel Draw

Mesa digitalizadora

Internet

Pranchetas

Lista do que você precisa para trabalhar com comunicação visual

Só não fique se preocupando, pensando que precisa ter tudo isso! Cada profissional constrói seu espaço de trabalho com o tempo e conforme a demanda. E não esqueça que, além disso tudo, ainda é preciso se manter atualizado sobre técnicas, uso dos programas, novos materiais etc.

Só para ilustrar, assista ao vídeo abaixo, que gravei para explicar melhor tudo isso que comentei. Além disso, não esqueça de se inscrever no meu canal no YouTube e cadastrar seu e-mail para receber a newsletter especial sobre todo o universo da comunicação.

Quem são os profissionais da Comunicação Visual?

A área é muito abrangente e, por isso, une diversos profissionais que realizam, ou não, trabalhos muito diferentes. O que vale deixar claro é a diferença entre um especialista criativo e um técnico.

Porque você pode trabalhar tanto como designer, desenvolvendo peças gráficas, como revistas, por exemplo, mas também pode ser um técnico responsável pela impressão do material, trabalhando em gráficas.

Sendo assim, para escolher uma profissão na área, também é interessante descobrir o que você mais gosta de fazer. Seja como for, fica mais fácil buscar o que você precisa estudar e aprender para construir sua carreira. Exemplo: se você gosta de ver decoração de ambientes e construir cenários, design de interiores pode ser uma boa alternativa.

Dessa maneira, encerro este post com uma lista resumida das profissões que você pode escolher para trabalhar com Comunicação Visual. São elas: designer, fotógrafo, arquiteto, produtor gráfico, operador de acabamento, desenhista, cartunista, audiovisual etc.

Espero que as informações tenham sido úteis, mas, se precisar, deixe sua dúvida no espaço de comentários. Te vejo no próximo post!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *