Avançar para o conteúdo

Lives com convidados no YouTube: Juntos Ao Vivo

Conteúdo atualizado há 11 meses

Até hoje, fiz apenas uma apresentação ao vivo no meu canal no YouTube. Foi bem chato organizar tudo para conseguir falar sobre os segredos dos textos incríveis com a participação especial de Carol Neri. Por isso nem fiz outras. Mas, agora é possível fazer lives com convidados no YouTube, com o recurso Juntos Ao vivo (Go Live Together), lançado em novembro de 2022.

Eu fiquei bastante feliz, porque só havia essa possibilidade em outras mídias, como o Instagram e TikTok, por exemplo. Para entrar ao vivo com mais de uma pessoa no YouTube você tinha só três opções: saber configurar programas de transmissão, fazer uma reunião no Google Meet ou pagar por um serviço externo, como o StreamYard, por exemplo.

Agora será muito mais fácil fazer lives com conversas boas, e não apenas monólogos (risos). Estou até pensando em marcar lives no Aqui Tem Comunicação no YouTube – comente sugestões de assuntos para me ajudar!

Você pode ver todos os detalhes no vídeo de lançamento abaixo. O novo recurso permite fazer lives pelo celular e será liberado aos poucos a todos os canais verificados que tiverem mais de 50 inscritos. Pelo que entendi, ainda não é possível pelo computador. Assista aí.

Como fazer live de duas pessoas no Youtube

Por enquanto, só é possível fazer lives de duas pessoas no YouTube, aparecendo ao mesmo tempo, pelo smartphone. Se quiser conversar com mais pessoas, será possível trocar os convidados durante a live.

Lembrando que só poderá utilizar o Go Live Together os canais que tenham mais de 50 inscritos. Mas, os convidados não precisam ter canais ativos para participar. Além disso, o organizador consegue acompanhar o analytics da transmissão em tempo real, mas os convidados não.

Olha só como é fácil fazer live com mais de uma pessoa no YouTube:

  1. Abra o aplicativo do YouTube para celular (tanto em Android quanto IOS).
  2. Na parte de baixo clique no botão + e escolha a opção “Juntos ao vivo”.
  3. Coloque todos os detalhes da live (título, descrição, monetização, thumb e visibilidade).
  4. Clique no botão “concluído”.
  5. Escolha uma opção para enviar um convite (pode ser por link, ou convite para outro criador).
  6. Envie o convite para seu convidado.
  7. Quando chegar a hora, seu convidado entrará com o link enviado e você deve liberar o acesso.
  8. Pronto!

Também é possível fazer todas as configurações pelo desktop e agendar sua live no site do YouTube. Mas, para participar da transmissão, você e seu convidado deverão utilizar o celular, ok?

Caso a opção para convidar ainda não esteja aparecendo, aguarde algumas semanas, porque está sendo liberado aos poucos. Caso você receba uma mensagem de erro de qualificação é porque seu canal ainda não se enquadra nas regras.

Quais os requisitos para fazer lives no YouTube?

É preciso ter pelo menos 50 inscritos no canal organizador.
O YouTube precisa de até 24 horas para ativar seu acesso às lives, a partir do momento em que você tentar configurar uma transmissão pela primeira vez.
Seu canal deve ser verificado e não ter recebido restrições de lives nos últimos 90 dias.
É preciso seguir as diretrizes e os termos de serviço do YouTube.
desenho de duas pessoas sentadas dentro de um celular
Você atende aos requisitos para fazer lives com convidados no YouTube?

Como entrar como convidado em live do YouTube

O novo recurso para entrar como convidado em live do YouTube é muito democrático, porque você não precisa ter um canal ativo para participar. E é bem fácil, tudo pelo celular, confira o passo a passo.

  1. Na data e horário combinados, clique no link que o organizador te enviou.
  2. Selecione qual conta ou canal você quer usar para entrar ao vivo.
  3. Clique em “entrar” para acessar a sala de espera até o organizador te liberar.
  4. Enquanto espera, confira se sua câmera e microfone estão funcionando bem.
  5. Quando estiver tudo pronto, vai aparecer a mensagem “você está ao vivo”.

Como fazer live no YouTube pelo celular

É bem simples fazer live no YouTube pelo celular. Se quiser fazer lives com convidados no YouTube, basta seguir o passo a passo anterior.

Se quiser fazer sozinho, é do mesmo jeito, sendo que você não precisará convidar alguém. Você também pode criar um rascunho de live pelo celular e, se preferir, completar os detalhes pelo site do YouTube do seu canal.

Lives com mais de uma pessoa podem ser monetizadas?

Se o seu canal já estiver habilitado no programa de parcerias do Youtube, sim, é possível monetizar. Será possível ativar anúncios para todos os momentos da transmissão, no início (pre-roll), no meio (mid-roll) e no fim (post-roll). A receita gerada fica com o canal organizador do evento.

Isso não quer dizer que canais não monetizados não possam fazer lives. Desde que atenda aos requisitos básicos, você pode fazer transmissões ao vivo sem precisar estar monetizado.

Não convide qualquer um para sua live!

Saiba que você, organizador da transmissão em seu canal, pode ser responsabilizado pelo mau comportamento dos convidados. Portanto, tenha cuidado para não fazer lives com pessoas que possam violar as Diretrizes da Comunidade e os Termos de Serviço do YouTube.

Caso a pessoa desconheça as regras, vale conversar antes e acertar as regras básicas para que você não seja prejudicado. Se mesmo assim, seu convidado não respeitar as diretrizes, você poderá removê-lo imediatamente da transmissão.

O canal organizador é responsável pelo conteúdo ao vivo e precisa garantir que todos os convidados e conteúdos nessa colaboração sigam todos os nossos termos do YouTube, incluindo as diretrizes da comunidade, política de direitos autorais e todas as outras regras aplicáveis. Por exemplo, se um convidado violar uma diretriz da comunidade na transmissão ao vivo, o canal do organizador vai ser responsável.

Central de Ajuda do YouTube, Google

É hora das lives com convidados no YouTube!

Pode me chamar de antiquada, mas eu preferiria fazer lives de duas pessoas no YouTube usando meu computador. Por enquanto, tem que fazer só pelo celular mesmo. Mas acredito que, com o tempo, eles irão melhorar a ferramenta e facilitar ainda mais a vida de nós YouTubers.

Mesmo assim, só de permitir entrar ao vivo com mais de uma pessoa, já será uma grande evolução. Porque agora qualquer pessoa consegue fazer transmissões sem sofrer para isso. Quem não vai gostar são as empresas que vendiam esse serviço – o choro é livre!

Me conte nos comentários se você gostou da novidade do Juntos Ao Vivo e já corre lá no seu canal para ver se o recurso está liberado para você. Bora fazer lives!

2 comentários em “Lives com convidados no YouTube: Juntos Ao Vivo”

    1. Olá, Paulo! Como vai?

      Ainda não é possível fazer lives com mais de duas pessoas no Youtube, sem usar sites ou aplicativos/programas específicos. Também não é possível fazer via desktop, tem que ser pelo celular mesmo.

      Estou na torcida pra eles melhorarem logo esse sistema!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *