Avançar para o conteúdo

Tendências de Comunicação em 2023 para atualizar suas estratégias

Conteúdo atualizado há 11 meses

Não é segredo que o mundo segue em constante evolução e você não pode parar no tempo! Uma das maneiras de manter seu valor profissional no mercado é acompanhar tudo de perto. Por isso, escrevi este post, para listar as principais tendências de comunicação em 2023, e te ajudar a se atualizar.

Porque é importante ficar de olho em tudo o que está acontecendo e o que pode influenciar suas estratégias de comunicação e marketing.

Eu sempre me preocupo e faço o possível para me manter informada e aprender o máximo que puder. E penso que todos deveriam fazer o mesmo, para não correr o risco de perder oportunidades ou, pior, ficar para trás da concorrência.

6 principais tendências de comunicação em 2023

Sobre isso, também publiquei um vídeo em meu canal no YouTube com as tendências de comunicação em 2023 que listei resumidamente mais à frente. Se preferir assistir a ler, é só dar o play abaixo. E se inscreva no canal para acompanhar ainda mais conteúdo sobre o universo da comunicação.

Recomendo que assista ao vídeo e leia o resumo a seguir, para entender tudo e não esquecer de nada na hora de montar seu planejamento de comunicação. Vamos às tendências?

1. Ascensão do Metaverso

Com o avanço na realidade virtual e a tecnologia da realidade aumentada, mais e mais pessoas estarão ativas em espaços online que combinam o mundo real com o digital.

Até comentei aqui no blog, o Zuckerberg anunciou seu Metaverso em 2022. Mas há outras grandes empresas investindo em mundos virtuais, como a Microsoft, por exemplo.

Isso, sem dúvida, terá impacto direto na maneira como nos comunicamos, tanto entre nós como com as marcas. Deixei algumas demonstrações lá no vídeo, vale conferir!

2. Vídeos curtos tomarão conta

Graças a plataformas como TikTok, os vídeos curtos já estão tomando conta da internet. A tendência é tanta, que o próprio YouTube vai começar a monetizar seus criadores de shorts em 2023.

Então, espere ver mais negócios usando vídeos curtos para comunicar mensagens e divulgar produtos/serviços. E aproveite para pensar em como utilizar esse formato ao seu favor, sem precisar entrar na onda das dancinhas estranhas.

3. Segurança da informação cada vez mais necessária

Cada vez mais, nossas vidas ficam disponíveis on-line, com fluxo de dados pessoais em movimento na internet. Exatamente por isso, precisamos ter cuidado com as informações que compartilhamos e garantir que nossas comunicações sejam protegidas de ameaças cibernéticas.

Além de, é claro, cuidar da maneira como os negócios lidam com dados de clientes, usuários etc. Por isso, pergunto: como sua empresa está cuidando disso nesse exato momento?

Lembre-se que a LGPD está aí e não é brincadeira!

4. Novas métricas e Google Analytics 4

À medida que a comunicação e ações de marketing mudam, o mesmo acontece com as métricas que usamos para medir seu sucesso. Agora, precisamos rastrear coisas como tempo de envolvimento ou taxas de conversão mais assertivas, ao invés de apenas medidas tradicionais como alcance ou impressões.

O Google Analytics 4 já está nos ajudando a fazer isso, fornecendo insights sobre como as pessoas interagem com o conteúdo de sites e blogs. E ele veio para substituir o Universal Analytics. Então, se você ainda não está se adaptando, ou nem instalou em seu site, saiba que está perdendo tempo demais!

5. Inteligência artificial produzindo conteúdo

Pois é! E está entregando coisas incríveis, que podem ser usadas para ajudar empresas a crescer na internet. À medida que a IA continua a evoluir, será capaz de criar conteúdo realista e convincente, que pode ser usado para persuasão (ou manipulação).

Isto é algo que precisamos estar cientes e preparados, pois pode ter um grande impacto na forma como a informação é espalhada. E até mesmo aprender a usar essas ferramentas como apoio para escalar sua produção ou facilitar o dia a dia.

No vídeo, eu mostrei como imagens muito boas podem ser criadas no Dall.E. Mas também existem outras opções interessantes, como o Jasper.Ai que ajuda a criar textos (eu uso e adoro!). E o famoso chatGPT que bateu o recorde da internet, conquistando mais de 100 milhões de usuários em apenas dois meses e agora já oferece planos premium para quem quiser investir.

Você precisa conhecer, ao menos, como isso tudo funciona para não perder as tendências de comunicação em 2023 e nos anos seguintes. Afinal, essas tecnologias se evoluirão cada vez mais e ficarão cada vez mais presentes, seja para uso pessoal ou profissional

6. Necessidade crescente de conteúdo humanizado

Com certeza, a escalada do uso de conteúdo gerado por inteligência artificial, provocará o desejo (e a necessidade) de maior autenticidade e humanidade – mais do que nunca!

Em outras palavras, veremos uma mudança em direção a um conteúdo que seja pessoal e emocionalmente ressonante.

Até o Google já avisou que valorizará, cada vez mais, conteúdo criado para pessoas e não para algoritmos (apesar de estar usando IA para fazer isso, ironicamente).

Ufa! Quanta coisa, né?

Isso porque eu tentei ser prática e listei apenas seis coisas das mais relevantes. Mas tenho certeza que há muito mais para acompanhar. Se souber de algo, comente e me conte tudo, não esconda nada! 😉

E não esqueça de reservar um tempo para assistir ao vídeo em que explico detalhadamente todas essas tendências. Inclusive, te mostro na prática como a inteligência artificial é capaz de criar imagens incríveis. Você vai ficar de boca aberta!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *