Avançar para o conteúdo

Ruídos de comunicação: o que você precisa saber

Muitas pessoas não percebem o quanto isso as afeta, mas há muitos casos em que a vida fica realmente complicada por causa dos ruídos de comunicação. Eles podem ser definitivamente irritantes para todos, seja na vida pessoal ou profissional.

Ruído de comunicação é tudo aquilo que dificulta bom entendimento das mensagens. Existem muitas fontes diferentes dessas barreiras de comunicação. O ruído pode vir do ar, das pessoas, dos equipamentos eletrônicos, do ambiente etc. Às vezes, até mesmo as menores coisas podem causar interrupções em nossas conversas e, portanto, causar perturbações nas comunicação. Entretanto, esses ruídos podem ser evitados, com pouco esforço, para garantir que tudo seja facilmente compreendido.

homem negro com fones de ouvido olhando para o celular sem entender a mensagem enviada com ruídos de comunicação
Homem não entende mensagem por conta de ruídos de comunicação | Foto: Freepik

O que são ruídos de comunicação?

No dicionário Michaelis, você encontra essa definição, que acho muito boa: “ruído de comunicação é qualquer tipo de distúrbio que provoca deformação de informações ao transmitir a mensagem.”

Ou seja, ruídos de comunicação são os distúrbios ou perturbações que interferem diretamente na mensagem e faz com que ela seja emitida do jeito errado, ou compreendida do jeito errado. E qualquer coisa pode ser um ruído!

Até mesmo aquela figurinha que você mandou errado no WhatsApp. Uma frase sem vírgula no e-mail com informações de trabalho. Uma placa de limite de velocidade que fica escondida atrás da árvore. E até aquelas aulas da faculdade que não te ensinam nada, porque dão informações incompletas.

Entendeu né? Ruído é tudo o que atrapalha o processo de comunicação e pode acontecer em qualquer canal, em qualquer referente, com qualquer pessoa. Mas, quais tipos de ruídos de comunicação existem?

➡️ LEIA TAMBÉM: Quais são os 10 elementos da Comunicação

Tipos de ruídos de comunicação

Os indivíduos passam muito tempo se comunicando uns com os outros. Isto pode ser feito cara a cara ou utilizando plataformas digitais e outros canais. A comunicação também pode ser feita usando gestos ou escrevendo em papel. Enfim, nem dá para listar todas as possibilidades aqui, mas vamos focar nas principais.

E aproveito para reforçar que eles prejudicam a mensagem. Seja trocando o significado, ou não tendo significado nenhum, ou impedindo que a mensagem seja entregue. Ou seja, bagunça tudo ou trava a mensagem.

Só que para conceituar melhor, não consegui achar nenhum autor especificando tipos de ruídos. Se você conhece algum, por favor, deixe nos comentários. Mas li alguns artigos que dividem os ruídos em grupos específicos e gostei da ideia, porque facilita o entendimento. E são quatro grandes grupos.

Grupos de ruídos e barreiras de comunicação

  • Ruídos e barreiras físicas têm conexão com o ambiente ou o canal onde a comunicação acontece. Eu posso estar falando pessoalmente com você, de repente passa uma ambulância fazendo o maior barulho e você não entende nada do que eu disse. Outro exemplo: um bilhete deixado na mesa, mas alguém derruba café em cima e ninguém mais consegue ler o que tá escrito.
  • Ruídos fisiológicos têm muito a ver com o que você ou a outra pessoa está sentindo. Dor de cabeça, dificuldade de enxergar, dificuldade de ouvir, dor no corpo, fome, cansaço, tudo isso pode interferir na fala de quem comunica ou atrapalhar o entendimento de quem está ouvindo.
  • Ruídos psicológicos são ligados com estado mental, personalidade e medos ou anseios. Às vezes, você até tenta, mas é muito difícil prestar atenção no que outro está falando, porque simplesmente ele não te cativou. E tudo o que mexe com sua cabeça, e que pode criar pré-julgamentos, também geram ruídos. Preconceitos te impedem de levar em consideração o que o outro diz, ou te impedem de querer dar a informação completa. Timidez é outro exemplo, afinal quem fala bem quando está morrendo de vergonha? E às vezes você não entende o que o outro explicou, mas, por vergonha, tem medo de perguntar. Tudo isso gera ruídos e barreiras psicológicas que, na maioria dos casos, são difíceis de resolver.
  • Ruídos semânticos são as falhas no código escolhido. Ou seja, acontecem na linguagem, que pode ser escrita, sonora, visual, audiovisual e por aí vai. Posso dar milhões de exemplos, como a falta de uma palavra em um texto, uma cor errada na placa de trânsito, um som diferente no alarme de incêndio – já pensou que loucura ao invés do alarme padrão começar a tocar a música do Baby Shark? E também vale a falta de uma simples vírgula numa frase, ou até mesmo o uso de palavras muito específicas em meios formais.

➡️ LEIA TAMBÉM: 8 dicas poderosas para se comunicar como um profissional

Para entender melhor

Acredito que tendo esses quatro grupos em mente, você conseguirá identificar melhor os tipos de ruídos, não que isso seja uma coisa importante para a vida, né? Talvez seja mais algo que caia em provas da escola ou faculdade. Mas, mesmo assim, é bom conhecer para saber evitar.

Para deixar tudo ainda mais claro e bem explicado, deixo aqui um dos primeiros vídeos que gravei para o YouTube, falando exatamente sobre esse assunto. Fique à vontade para se inscrever no canal e acompanhar mais conteúdo por lá também, ok?

Conclusão

Em síntese, eu acredito que o ruído da comunicação é realmente algo que simplesmente existe e precisamos lidar com isso. Nós não podemos evitá-lo até que tenhamos uma conexão telepática! 😅

Mas, ter conhecimento sobre os diferentes tipos de ruídos nos dá uma vantagem sobre os outros que não sabem nada sobre eles, certo? E desta forma, seremos capazes de cometer menos erros em nossa comunicação. Basta levar em consideração que tipo de ruído pode estar afetando a vida diária e evitar barreiras desnecessárias no trabalho ou tarefas rotineiras.

A verdade é que, às vezes, você pensa que está fazendo tudo certo e a outra pessoa não entende nada. Então, você percebe que talvez tenha sido por causa de algum tipo de ruído – e eu espero que isso nunca mais aconteça!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *