Avançar para o conteúdo

Comunicação Interna: o que é, como é feita e por que é importante?

Conteúdo atualizado há 6 meses

Decerto você é uma pessoa preocupada em se relacionar bem, não é? E quando o assunto é comunicação organizacional, sempre vem aquela preocupação com o relacionamento com clientes. Mas, e quanto ao público interno, os colaboradores? É nesse campo que a mágica da comunicação interna acontece.

Decerto, qualquer empresa que deixa o público interno em segundo plano sofre com sérios problemas em todos os sentidos – financeiros, jurídicos, capital humano etc. Primordialmente, o sucesso de qualquer negócio é conquistado por aqueles que têm um carinho especial dentro de casa.

Quer deixar seu time engajado? Reter seus talentos? Quer promover a motivação e conquistar, verdadeiramente, seus colaboradores? Então, invista em comunicação interna!

Neste post, você encontrará informações sobre:

Equipe de comunicação interna de uma empresa
Equipe de comunicação interna de uma empresa | Foto: Freepik

O que é Comunicação Interna?

Comunicação interna é uma ferramenta estratégica usada em empresas, organizações e instituições para transmitir informações e melhorar as relações internas no ambiente de trabalho. Isso acontece, principalmente, por meio de canais de comunicação integrada que facilitam o compartilhamento transparente das ideias da empresa aos colaboradores.

Gostou da minha explicação? Eu trabalhei muitos anos nessa área, portanto eu entendo muito bem do assunto. Mas, em outras palavras, também deixo a definição de comunicação interna abaixo, para você que está procurando por alguma referência bibliográfica, do livro Comunicação Interna e Cultura Organizacional.

Podemos definir a comunicação interna como o conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, educar a manter coesão interna em torno de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos que podem contribuir para a construção de boa imagem pública.

João José Azevedo Curvello

Ou seja, é o processo de comunicação interna que ajuda a organizar os fluxos de mensagens, melhorando a circulação de informações internas e garantindo o bom relacionamento de todos. Isso facilita o dia a dia e ajuda a atingir metas e, mais importante ainda, a entregar resultados ao negócio.

Se acaso quiser entender um pouco melhor tudo o que expliquei aqui, também gravei um vídeo sobre o que é comunicação interna. Assista abaixo e aproveite para se inscrever no canal, ok?

Como é feita nas empresas?

Como você já entendeu, o objetivo da comunicação interna vai muito além de espalhar informações. Em outras palavras, dentro das empresas, é importante para manter um ambiente de trabalho agradável a todos. Dessa maneira, o aumento de produtividade, desempenho, criatividade e realização profissional serão consequências de um trabalho de comunicação bem feito.

Da mesma forma, a cultura organizacional fica cada vez mais forte, desde que favoreça diálogos abertos em canais de confiança. Em primeiro lugar, colaboradores sempre preferem ser ouvidos e respeitados, acima de qualquer gratificação ou benefício.

E a comunicação interna nas empresas pode acontecer de diversas maneiras, em diversos canais. Em resumo, pode ser escrita (quadros de avisos, blogs internos, e-mails etc.) ou oral (reuniões, palestras, conversas informais etc.). Mas, também pode acontecer de maneira vertical (entre líderes e liderados), horizontal (entre colegas) e diagonal (entre áreas e níveis hierárquicos diferentes).

Tudo isso pode ser feito de maneira estratégica, com ações bem planejadas para seus colaboradores. Isso inclui manter um calendário anual de campanhas de comunicação interna, com datas sazonais, treinamentos, eventos e tudo o que você decidir promover para o time interno.

Outro ponto importante a considerar é que, se você quiser estabelecer uma boa rotina de comunicação interna, também vale entender o que é endomarketing e como ele pode te ajudar nessa missão.

Por que é importante para empresas?

Sobretudo, por tudo isso que já expliquei nos parágrafos anteriores e um pouco mais. Com toda certeza, qualquer empresa que investir em uma boa comunicação interna, terá ótimos resultados em todos os aspectos. Mas, só para exemplificar um pouco mais, confira a lista de benefícios para você usar de argumento. É útil caso precise convencer alguém sobre a importância desta ferramenta. Anote aí:

  1. Constrói um clima organizacional forte e estimulante;
  2. Agiliza o compartilhamento de informações com precisão;
  3. Aumenta a produtividade, criatividade, inovação e integração de colaboradores;
  4. Garante o sentimento de pertencimento, por valorizar ideias e valores fortes;
  5. Elimina ruídos de comunicação, fofocas, boatos e a temida “rádio-peão”.

Gostou? Eu ainda poderia colocar vários outros benefícios. Mas, deixe para um outro post. Fique à vontade para complementar com suas ideias no espaço de comentários! E agora que você já entendeu todos os conceitos, que tal criar sua própria estratégia de Comunicação Interna?

E não esqueça que um planejamento estratégico e eficiente deve estabelecer bons indicadores de desempenho das suas ações de comunicação interna. Afinal, apenas mensurando os resultados é possível entender o que deu certo e o que precisa melhorar. Então, não esqueça de cuidar bem dos seus KPIs de comunicação interna.

Como criar uma estratégia de Comunicação Interna?

Na hora de montar o seu plano de comunicação interna é normal aproveitar elementos utilizados em estratégias de comunicação e marketing. Ou seja, você precisará definir, por cada estratégia ou campanha, qual será o público, qual o impacto, quais canais, como mensurar os resultados positivos e negativos, qual o período de execução, entre outros.

E é sempre importante criar uma estratégia de Comunicação Interna devidamente registrada e bem organizada. Na correria do dia a dia, em algumas ações e campanhas menores, pode acontecer de sairmos fazendo tudo e depois ver no que deu. Mas, isso não pode acontecer! Bons resultados só podem ser alcançados com planejamento antecipado e muito bem estruturado.

Além disso, cada empresa precisa adaptar seu plano à sua realidade. E existem diversos modelos que podem ser seguidos, desde os mais simples até os mais complexos, como as apresentações de slides cheios de detalhes. E lembre-se de sempre estruturar uma comunicação integrada na sua empresa.

Mas, para te dar uma ideia inicial e te guiar nessa missão, montei um checklist de uma página, que você pode guardar e consultar sempre que precisar Pegue o seu no link abaixo!

checklist-gratis_plano-de-comunicacao-interna

Uma lista completa com todos os itens que não podem faltar no seu plano de comunicação interna e endomarketing.

Livros sobre Comunicação Interna

Agora, para finalizar esse post e te ajudar a aprender ainda mais sobre o tema, selecionei três livros sobre Comunicação Interna para complementar seus estudos. Espero que sejam úteis e possam orientar seu trabalho. Por fim, se tiver alguma outra sugestão, é só deixar no espaço de comentários!

A força transformadora da Comunicação Interna: de leitura rápida, com apenas 160 páginas, traz um resumo bem completo e interessante sobre os conceitos básicos e introdutórios.

Comunicação organizacional – práticas, desafios e perspectivas digitais: dividido em quatro partes, esse livro reúne 17 especialistas com discussões teóricas, reflexões práticas e tendências. Recomendo a leitura para profissionais de relações públicas, marketing, publicidade e comunicação empresarial. Entenda a fundo como melhorar as relações internas.

Como Implantar uma área de Comunicação Interna: um guia bem interessante para ajudar empresários, professores, estudantes e profissionais de comunicação a entender conceitos e objetivos. Uma fonte completa de teoria para colocar em prática e implantar a comunicação interna da melhor maneira possível, em qualquer organização.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir outros posts aqui do blog que te ajudam a aprimorar seu conhecimento de comunicação para empresas e negócios, como também melhorar suas relações pessoais e profissionais.

Te espero no próximo post!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *