Avançar para o conteúdo

Diferença entre Comunicação Intrapessoal e Interpessoal

Conteúdo atualizado há 1 ano

Aposto que você já leu os posts anteriores, que detalham cada um desses tipos de comunicação, certo? Caso não, confira nos links abaixo para complementar seu aprendizado. Mas, ainda pode existir alguma dúvida sobre a exata diferença entre comunicação intrapessoal e interpessoal. Então, continue lendo!

mulheres conversando em pé e sorrindo - entenda a diferença entre comunicação intrapessoal e interpessoal
Saiba diferenciar comunicação interpessoal e intrapessoal | Foto: Freepik

Indo direto ao ponto, nada melhor do que recorrer às definições da língua portuguesa com a finalidade de compreender o que significa cada termo. Então, descubra agora a diferença entre “intra” e “inter”. 

  • “Intra” é um prefixo que exprime a noção de “interior”, de estar dentro de algo. Portanto, “intrapessoal”, mesmo não estando presente em diversos dicionários, é definido como algo que acontece dentro de si mesmo; neste caso, a comunicação consigo mesmo.
  • “Inter” é um prefixo que exprime a noção de estar entre alguma coisa, dentro de um espaço, ou algo assim. Sendo assim, comunicação “interpessoal” é aquela que acontece entre duas ou mais pessoas.

Não vou entrar em muitos detalhes sobre cada um dos tipos, pois já expliquei tudo direitinho nos posts anteriores que você pode conferir nos links:

E, se desejar, assista ao vídeo abaixo, que gravei especialmente sobre esse assunto. Aproveite também para se inscrever no canal e não perder nenhum conteúdo sobre o universo da comunicação!

Portanto, como você pode ver, há uma clara diferença entre comunicação intrapessoal e interpessoal. A comunicação intrapessoal envolve seus próprios pensamentos, sentimentos e ideias. Enquanto isso, a comunicação interpessoal ocorre entre duas ou mais pessoas e se concentra na comunicação com os outros a fim de construir relacionamentos e compartilhar informações.

Enquanto ambos os tipos de comunicação são importantes, é essencial entender a distinção a fim de melhorar suas habilidades de comunicação e interagir efetivamente com os outros.

Diferenciar comunicação intrapessoal e interpessoal é importante!

Acima de tudo, entenda a diferença de uma vez por todas! Comunicação Intrapessoal é interna e acontece com um único indivíduo, que usa a “voz interior” para refletir sobre desejos, medos, dúvidas etc.; que pode usar um canal (ex: diário) ou não. Já a Comunicação Interpessoal é externa, porque acontece quando compartilhamos informações com outras pessoas, independentemente do meio de comunicação escolhido.

Outro ponto importante para lembrar é que uma não acontece sem a outra. Sempre realizamos nossa comunicação interior para depois nos comunicarmos com outras pessoas. Por isso, a comunicação intrapessoal sempre irá influenciar na qualidade da nossa comunicação interpessoal. Então, esteja ciente disso e tente manter sua comunicação com você mesmo o mais saudável possível!

Sem dúvida, a comunicação intrapessoal e interpessoal são duas áreas de estudo muito importantes no campo da comunicação. Se você quer se manter atualizado com as últimas tendências, pesquisas e melhores práticas nesta área, confira as indicações de livros que deixo a seguir.

Aprenda mais com livros

capa-livro_habilidades-de-relacionamento-interpessoal_maria-teixeira
Habilidades de relacionamento interpessoal, de Maria Teixeira
capa-livro_networking-versus-notworking_alexandre-caldini-neto
Networking versus Notworking, de Alexandre Caldini Neto
capa-livro_comunicacao-intrapessoal-e-interpessoal_clovis-rosa-nery
Comunicação Intrapessoal e Interpessoal, de Clovis Rosa Nery

Como Desenvolver Habilidades de Comunicação Intrapessoal e Interpessoal

A comunicação é a chave para o sucesso em todas as áreas da vida. O primeiro passo para melhorar as habilidades de comunicação é desenvolver a autoconsciência. Isto envolve entender seus próprios comportamentos e emoções, bem como como você se expressa quando se comunica com os outros. A seguir, é importante focar na melhoria das habilidades de comunicação interpessoal através de coisas como ouvir ativamente e fazer perguntas interessadas.

Também é importante dar atenção aos sinais não verbais e à linguagem corporal que você usa, pois estes podem ter um grande impacto na forma como os outros te percebem. Finalmente, tente praticar suas habilidades de comunicação em diferentes situações e interações, refletindo sobre o que correu bem e o que poderia ter sido diferente, melhor.

Enquanto você trabalha para desenvolver sua comunicação, lembre-se de que este é um processo contínuo. Sempre haverá novos desafios e oportunidades para praticar suas habilidades, e pode levar tempo para se sentir verdadeiramente confiante. Mas com persistência, determinação e autoconhecimento, você pode se tornar um comunicador mais eficaz e construir relacionamentos mais fortes com as pessoas ao seu redor.

E se você tiver alguma pergunta sobre comunicação intrapessoal e interpessoal, deixe um comentário ou mande uma mensagem! Eu ficarei feliz em ajudar a explorar ainda mais este tópico fascinante. Obrigada por ler!

REFERÊNCIA PARA ESTE POST: TERRATACA, Eliane. Diferença entre Comunicação Intrapessoal e Interpessoal. Aqui Tem Comunicação, 06 mai. 2021. Disponível em: https://aquitemcomunicacao.com/blog/comunicacao-intrapessoal-e-comunicacao-interpessoal. Acesso em [sua data de leitura].

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *