Avançar para o conteúdo

Como puxar assunto com qualquer pessoa e falar com desconhecidos

Conteúdo atualizado há 2 minutos

Por estes dias, me lembrei do primeiro dia na faculdade. Mesmo tendo escolhido cursar Comunicação Social, eu não era das melhores pessoas para fazer amizade com facilidade. Sempre fui um tanto envergonhada. Além disso, meu perfil hiper-racional me obriga (até hoje!) a observar muito qualquer pessoa, antes de me soltar. Naquele dia, me senti completamente perdida e desejei saber como puxar assunto com os colegas.

Talvez você tenha passado por isso recentemente. Ou está prestes a fazer parte de um ambiente assim, em que não conhece ninguém. É péssimo se sentir isolado. E se tiver pessoas super simpáticas e extrovertidas por perto, que chamam a atenção toda para elas, fica ainda mais difícil fazer parte das conversas, não é? Calma!

A primeira coisa que vou te pedir, antes de dar algumas dicas, é que exercite a sua coragem e se prepare para enfrentar seu medo. Timidez, insegurança e introversão são consequências do medo, sabia? Porque o medo é o que sentimos quando estamos saindo da zona de conforto. É o cérebro dizendo: “Peraí, enlouqueceu? Não faça isso que você pode se machucar!”. Entende?

Primeiro passo: não deixe o medo te paralisar!

Antes de mais nada, lembre que o medo não é seu inimigo! É seu instinto de sobrevivência para se manter seguro e, acima de tudo, vivo. Mas, por ser algo tão primitivo, você precisa se esforçar para controlá-lo e ver como é possível, sim saber como puxar assunto com as pessoas.

E digo isso tudo porque, sim, pode dar muito medo falar com desconhecidos. Portanto, aceite isso e quando der medo… Vai com medo mesmo! Quanto mais você se desafiar, mais fácil vai ficar, até ficar completamente natural. Para ajudar, guarde essas sábias palavras:

Citação de Mario Sergio Cortella sobre o medo
Citação de Mario Sergio Cortella sobre o medo | Fonte: Twitter

Perceba que ter coragem não significa ausência de medo, mas sim a capacidade de enfrentá-lo e seguir em frente. É normal sentir medo ao iniciar uma conversa com alguém que você não conhece. O desconhecido pode trazer incertezas, inseguranças e até mesmo a sensação de estar fora da zona de conforto. Porém, é importante entender que o medo não deve ser um obstáculo intransponível, mas sim um impulso para se superar.

Ao se desafiar e enfrentar o medo para descobrir como iniciar uma conversa com uma pessoa desconhecida, você estará expandindo seu mundo e abrindo portas para novas oportunidades. Afinal, boas conversas e conexões podem surgir das situações mais inesperadas.

Portanto, o que eu quero dizer é: não permita que o medo te impeça de falar com uma pessoa que você nunca falou. Aceite o desafio, vá com medo mesmo e observe como, aos poucos, essa habilidade se tornará mais natural para você. Lembre-se de que cada conversa é uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal.

Então, respire fundo, sorria e dê o primeiro passo. Eu tenho certeza que você será capaz de superar o medo e descobrir um mundo de possibilidades ao se conectar com novas pessoas. Tenha coragem, abra-se para novas experiências e veja suas habilidades de comunicação interpessoal evoluírem muito.

Para desvendar todas as técnicas de como puxar assunto com uma pessoa e ser mais interessante, leia este post até o final e assista ao vídeo abaixo, em que explico tudo o que vou falar aqui. E não esqueça de se inscrever no canal para acompanhar mais conteúdo sobre comunicação.

Dicas sobre como puxar assunto com qualquer pessoa

Surpreendentemente, muita gente pensa que perguntar sobre o emprego ou falar do clima são boas opções para iniciar uma conversa. Mas será que basta para saber como puxar assunto?

Apesar de ser muito comum, e todos recorrerem a esses assuntos de vez em quando, há maneiras bem melhores de puxar assunto. Isso, é claro, se você estiver em busca de uma conversa estimulante e interessante.

Qual é o segredo então? Criar familiaridade, gerar conexão real com a outra pessoa. E só é possível conseguir isso, primeiramente, escolhendo assuntos de interesse mútuo, sem correr o risco de parecer chato.

E isso nos leva à primeira lição que você precisa concluir…

1. Tente encontrar alguma semelhança ou interesse em comum

Pode parecer difícil, quando se trata de alguém que você nunca viu na vida. Mas, você pode conseguir encontrar semelhanças ou interesses em comum apenas observando o outro. Então, coloque seu lado observador em prática e comece a prestar mais atenção à sua volta para ter ideias de como puxar assunto.

No meu primeiro dia de aula, como comentei no início do post, lembro de ter visto uma das meninas subindo a rua do metrô até a faculdade; e foi isso que usei. Um pouco antes de todos irem embora, perguntei a ela se usava metrô e onde morava. Descobrimos que éramos quase vizinhas e (adivinhe só!) passamos a fazer o trajeto do metrô todos os dias juntas, durante os quatro anos de curso.

Essa simples pergunta me rendeu a primeira amizade da faculdade e ainda garantiu uma excelente parceira de atividades universitárias. Mas, você pode fazer isso em qualquer situação, até se tiver um interesse romântico em alguém em uma festa, por exemplo. Nesse caso, experimente ver o que a pessoa pediu para beber e puxe conversa sobre isso.

Entretanto, por alguma razão, é possível que você não consiga tempo para observar as pessoas e, por isso, não vai saber como puxar assunto na hora. Como quando, literalmente, cai em uma situação que precisa falar com alguém o mais rápido possível. Eventualmente, dá para recorrer a algumas perguntas.

Grupo de desconhecidos conversando e trocando contatos - aprenda como puxar assunto com qualquer pessoa
Comece a puxar assunto com qualquer pessoa e fale com desconhecidos | Foto: Pexels

2. Faça perguntas abertas e livres de bloqueios

Sabe aquelas perguntas mágicas que qualquer pessoa sabe responder e ainda fica empolgada para dar muitos detalhes? Sim, elas existem! Pode ser uma boa ideia ter algumas delas na mente, para usar sempre que precisar.

Perguntas abertas são aquelas que não podem ser respondidas com simples “sim” ou “não”. Elas exigem um pouco mais de atenção do outro, que pensa no que vai dizer e se concentra em você. Portanto, logo de cara, você já consegue o mais importante: a atenção do outro. Este é o um dos maiores segredos para entender como puxar assunto!

E como fazer isso? Eu vou deixar uma lista aqui para você decorar se quiser. Mas, o ideal mesmo é você se inspirar e bolar suas próprias perguntas e, claro, sempre adequar ao ambiente e às pessoas que serão questionadas, ok? Não esqueça que o contexto é sempre muito importante!

Anote aí e me diga se você não responderia essas cinco perguntas, se fossem feitas a você.

Sugestões de perguntas para puxar assunto

  • O que você mais gostou de ver aqui? – Vale para exposições de artes, congressos, festas e muitas outras situações. Experimente variações como: “qual música gostou?”, “qual escultura chamou sua atenção?”, “qual prato te agradou mais?” etc. São as perguntas mais básicas de como puxar assunto.
  • O que você está procurando? – Essa é a clássica que vendedores usam para te abordar. Mas, você também pode perguntar para alguém que está perdido, ou em uma loja de livros, por exemplo, com alguém que está consultando a sessão de mais vendidos. Sempre dá pra adaptar.
  • Você conhece alguém aqui? – Se a pessoa disser que não, há grandes chances da conversa morrer ali. Ou então, você sugere para que se conheçam, já que você também está perdido ali. Mas, só pergunte isso se tiver certeza que há chances de outras pessoas já se conhecerem.
  • O que você faz para se divertir? – É uma boa chance para descobrir algum interesse em comum e puxar uma longa conversa sobre isso. E todos fazem algo para passar o tempo e relaxar, não é? Essa pergunta nunca fica sem resposta e pode ser uma das melhores perguntas de como puxar assunto.
  • Qual é a coisa mais importante que devo saber sobre você? – Uma pergunta bastante ousada. Bastante indicada para quando você já abordou alguém e quer manter a conversa. Mas, você também pode arriscar logo de cara, se estiver mesmo querendo lutar contra o medo.

Lembrando que são apenas alguns exemplos e inspirações, para você começar a abordar algumas pessoas. Que tal testar? Depois me conte se deu certo!

Da mesma forma, você pode tentar puxar assunto falando sobre algo que está acontecendo, ou que presenciaram. Talvez a pessoa se interesse em comentar e conversar com você sobre isso, caso prefira evitar perguntas.

3. Comente sobre algo que está acontecendo

Lá no meu primeiro dia de faculdade, eu poderia ter escolhido alguém aleatoriamente e falar sobre como os alunos dos cursos de comunicação pareciam ser sociáveis e cheios de energia. Talvez tivesse funcionado com alguém, mas eu não tive essa ideia na época – eu realmente não sabia muito bem como puxar assunto com pessoas que não conhecia.

Mas, tenha sempre em mente que isso é algo que você pode fazer. Se estiver começando em um emprego novo, por exemplo, é possível abordar alguém para falar sobre um restaurante próximo que você gostaria de experimentar na hora do almoço.

Puxar conversa falando sobre o que está rolando, ou algo que gostaria de fazer no lugar, são bons exemplos para começar. Só não esqueça que as pessoas preferem muito mais falar sobre si mesmas do que ouvir os outros. Então, comece com seus comentários mas, não se alongue, e dê brechas para que o outro entre na sua linha de pensamento.

Como resultado, você poderá introduzir uma conversa realmente interessante, ou divertida, que conquiste a atenção do outro de um jeito bem diferente do padrão. Aliás, tente sempre fugir do padrão!

Conteúdo exclusivo sobre comunicação no seu e-mail!

Assuntos para conversar com quem a gente não conhece

Agora vou tentar te ajudar ainda mais e dar uma lista de assuntos para puxar conversa com qualquer pessoa. Existem diversas opções interessantes com as quais você pode iniciar uma conversa. Pode falar sobre hobbies, como esportes, música, leitura e até mesmo viagens.

Além disso, você também pode mencionar eventos recentes na mídia, como notícias, filmes ou séries populares. Outro assunto que costuma render boas conversas é gastronomia, quem não gosta de comer?

Por fim, temas como tecnologia, ciência, moda e arte também são ótimas opções para iniciar uma conversa de forma descontraída e envolvente. Se são assuntos que te interessam, mantenha-se sempre bem informado para saber como puxar assunto com qualquer pessoa a qualquer momento.

Lembre-se de sempre mostrar interesse genuíno pelo que a outra pessoa tem a dizer e manter uma postura aberta e receptiva às opiniões alheias. Dessa forma, você estará criando oportunidade para que suas conversas sejam interessantes, enriquecedoras e divertidas.

Quer mais inspirações para melhorar sua comunicação? Veja a lista de assuntos para conversar que criei pra você:

  1. Música: quando você não souber como conversar com alguém, tente falar sobre estilos musicais e descubra quais são os preferidos da pessoa, quais artistas que ela admira ou até mesmo se ela toca algum instrumento.
  2. Esportes: pergunte sobre o time de futebol favorito da pessoa, esportes que ela pratica ou eventos esportivos recentes. Só não vá entrar nessa conversa se você não gostar de nenhum esporte, combinado?
  3. Livros: também vale perguntar se a pessoa gosta de ler e quais são seus livros favoritos. É uma boa chance para compartilhar suas recomendações e trocar experiências literárias. E se você não tiver o costume de ler, pode pedir dicas para a pessoa te ajudar a começar, que tal?
  4. Viagens: descubra se a pessoa já viajou para algum lugar interessante, pergunte sobre suas experiências e conte sobre suas próprias aventuras. Todos já viajaram, nem que seja a praia ou uma cidade pequena. Então, são boas conversas para puxar assunto.
  5. Notícias: se você acompanha o que acontece no país ou no mundo, vale a pena comentar sobre algum acontecimento recente e perguntar a opinião da pessoa sobre o assunto. Nesse caso, se ela não tiver ouvido falar nada a respeito, você pode começar uma conversa explicando o que aconteceu e mostrar como está bem informado.
  1. Filmes e séries: pergunte sobre os filmes ou as séries favoritas da pessoa, peça dicas sobre o que assistir e discuta sobre os enredos e personagens. Mas vale perguntar antes, porque existem pessoas que não gostam de filmes e nem de séries (acredite se quiser!), aí sua conversa vai morrer antes de começar.
  2. Comida: todo mundo tem um restaurante favorito, ou um prato preferido. Você também pode começar a conversar perguntando se a pessoa sabe cozinhar, o que ela gosta de fazer ou o que ela mais gosta de comer.
  3. Tecnologia: discuta sobre os avanços tecnológicos, aplicativos interessantes ou até mesmo sobre os gadgets mais recentes do mercado. Hoje em dia, quem não gosta de conversar sobre as maravilhas e perigos da inteligência artificial?
  4. Ciência: se for um assunto que você gosta, tente abordar temas científicos atuais, como descobertas recentes ou até mesmo curiosidades sobre o universo, sobre o planeta ou sobre um documentário que você assistiu.
  5. Moda e arte: já tentou perguntar sobre o estilo de alguém na hora que não sabe como puxar assunto? Tem gente que adora falar sobre marcas de moda ou mesmo exposições de arte que já visitou.

Viu quanta coisa legal? Use esses assuntos como ponto de partida, adapte de acordo com a situação e lembre-se de sempre ser autêntico e respeitoso. Além de tudo, você ainda pode compartilhar suas próprias experiências sobre o assunto, para melhorar o papo. Não esqueça de praticar a escuta ativa e demonstrar interesse no outro.

Resumo: como puxar assunto de forma natural

Para fazer uma rápida revisão sobre tudo o que falei neste post, pense assim… Quando se trata de iniciar uma conversa, muitas pessoas podem se sentir um pouco desconfortáveis ou sem saber por onde começar. E isso é muito normal, tá? No entanto, puxar assunto de forma natural pode ser mais simples do que parece. Lembre-se sempre dessas duas dicas…

1. Observe o ambiente ao seu redor

Antes de iniciar uma conversa, observe o ambiente ao seu redor e encontre algo que possa servir como ponto de partida. Pode ser um objeto interessante, uma situação engraçada ou até mesmo um evento atual. Por exemplo, se estiver em uma cafeteria, você pode comentar sobre o aroma delicioso do café ou perguntar sobre a recomendação do barista.

2. Use perguntas abertas

Quando estiver conversando com alguém, evite fazer perguntas que possam ser respondidas com um simples “sim” ou “não”. Em vez disso, faça perguntas abertas que incentivem a outra pessoa a falar mais sobre si mesma. Por exemplo, ao invés de perguntar “Você gosta de viajar?”, você pode perguntar “Qual foi o lugar mais incrível que você já visitou?”

Se você agir diferente dos outros, será mais interessante

Afinal, quase todas as conversas do mundo começam com as mesmas perguntas. Você sabe como é. Então, só de sair do padrão, você já conquistará a atenção e deixará qualquer pessoa curiosa sobre você, por ser diferente dos outros.

Durante a faculdade, fiz várias outras amizades e ainda enfrentei vários medos para entregar as atividades que a grade curricular do curso de jornalismo exigia. Ou seja, perdi meu medo na marra e você também pode fazer o mesmo. O coração vai acelerar, vai ter suor e voz rouca, mas vai assim mesmo.

Depois de um tempo, saber como puxar assunto com qualquer pessoa vai ser tão natural que você nem vai lembrar do tempo em que tinha medo. No começo é sempre difícil, só não desista e não seja bonzinho demais só para agradar, combinado?

Tudo pronto para ter boas conversas?

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *