Avançar para o conteúdo

O que é comunicado, para que serve e como fazer

Conteúdo atualizado há 8 meses

Nos negócios e relações institucionais em geral, a comunicação é fundamental. Mas o que acontece quando uma mensagem oficial precisa ser enviada? É nessa hora que você precisa entender o que é comunicado.

O comunicado é uma declaração formal, nota ou relatório que divulga uma informação oficial para conhecimento público (interno ou externo). Você pode criar seus comunicados em forma escrita ou oral, normalmente emitindo em resposta ou em antecipação a um evento significativo. Além disso, pode ser elaborado por uma pessoa, uma empresa, uma organização ou um governo e é divulgado em variados meios de comunicação.

Neste post, discutiremos o que são comunicados, para que servem, e como criá-los. Também darei alguns exemplos de comunicados eficazes para que você possa se inspirar e criar os seus da melhor maneira possível. Vamos começar!

Para que serve o comunicado?

O comunicado é geralmente usado para se comunicar com diferentes interessados. Ou seja, é a melhor maneira para sua organização se comunicar com empregados, acionistas, clientes, parceiros e veículos de comunicação e notícias. É uma ferramenta muito versátil que pode ser usada em diferentes situações.

Por exemplo, uma empresa pode emitir um comunicado de imprensa para anunciar um novo produto, ou para responder a uma crise. Um governo pode emitir um comunicado para anunciar uma nova política, ou para atualizar o público sobre uma investigação em curso. Em resumo, você pode usar o comunicado para uma variedade de propósitos.

Foto de papel com texto impresso sobre uma mesa de madeira representando o que é comunicado
Entenda o que é comunicado e como escrever um | Foto: Unplash

Quais são os tipos de comunicado?

Existem diversas possibilidades para utilizar esse meio de comunicação e cada tipo tem características diferentes de tom de voz, propósito, conteúdo e público-alvo.

Os principais tipos de comunicado, que você utilizará com maior frequência no dia a dia, e que você precisa conhecer, são: Comunicado Empresarial, Comunicado Interno, Comunicado de Imprensa, Comunicado Jurídico e Comunicado Militar. A seguir, deixo cada um deles um pouco mais detalhado.

1. Comunicado Empresarial

Um comunicado corporativo é uma mensagem que uma organização dá aos seus empregados, acionistas, parceiros ou outros interessados. Ou seja, pode ser usado para comunicar mudanças na empresa, como um novo CEO ou o encerramento de uma fábrica, por exemplo. Você também pode escrever comunicados para anunciar resultados financeiros, prêmios ganhos pela empresa e outras informações de comunicação institucional.

2. Comunicado Interno

Um comunicado interno é uma mensagem enviada exclusivamente dentro de uma organização. Sendo assim, se você trabalhar como analista de comunicação, irá escrever muitos comunicados sobre alterações na política da empresa, atualizações sobre projetos, eventos futuros, alterações de benefícios, mudanças de processos e procedimentos e inúmeros assuntos. Você enviará este tipo de comunicado, frequentemente, por e-mail e outros canais de comunicação interna que pode ter na empresa, como intranet, TV corporativa, mural, aplicativos etc.

3. Comunicado à Imprensa

O conteúdo de um comunicado de imprensa é muitas vezes a primeira tentativa de uma organização divulgar uma nova mensagem. Eles são usados para anunciar novos produtos ou serviços, compartilhar informações importantes sobre iniciativas da empresa (como novas contratações do alto escalão), relatar eventos etc. Normalmente é enviado a meios de comunicação como jornais, revistas, estações de rádio e televisão, e veículos online.

4. Comunicado Jurídico

Um comunicado jurídico é uma mensagem divulgada em conformidade com a lei. O que pode incluir mensagens sobre a apresentação de uma ação judicial pendente, a instauração de um processo, ou a emissão de uma intimação.

5. Comunicado Militar

Um comunicado militar é uma mensagem oficial dos militares para o público. Ou seja, anunciar uma nova missão, comunicar mudanças na política, partilhar informação sobre uma operação em curso, ou divulgar detalhes sobre uma batalha recente. Este tipo é frequentemente visto nas reportagens sobre ações militares, como neste exemplo sobre a recente guerra na Ucrânia.

Agora que você conhece os diferentes tipos de comunicados, vamos dar uma olhada nas regras básicas para escrever bons comunicados…

Diferença entre Comunicado e Circular

Essa é uma dúvida comum. De maneira resumida e objetiva, saiba que uma circular nada mais é que um tipo de comunicado interno. É bastante utilizada em empresas e em organizações estruturadas, como condomínios residenciais/comerciais, por exemplo.

A circular é um documento, geralmente emitido dentro de uma hierarquia, em que o superior registra informações vitais sobre mudanças e atividades futuras. O principal objetivo, nesse caso, é promover a consciência sobre fatos específicos.

Para isso, é necessário escrever de maneira totalmente impessoal e objetiva, para que não haja dúvidas sobre o que está sendo tratado na circular. Ou seja, um comunicado é feito de uma instituição para um público-alvo específico. Já a circular é aplicada em um grupo de pessoas, que pode ser um departamento ou filial, por exemplo, na qual o superior (gerente, coordenador, supervisor, síndico etc.) envia informações ou instruções aos interessados.

Um bom exemplo de circular, para citar o uso em condomínios, são os documentos impressos em papel timbrado e pendurados em elevadores, sabe? Como o quadro de avisos com instruções de como se inscrever para o sorteio de uso da área gourmet do prédio no fim de ano, por exemplo.

Portanto, enquanto comunicados oferecem informações detalhadas, as circulares devem ser suscintas. A real diferença é a estrutura do texto mesmo. Lembrando que uma circular é apenas um tipo de comunicado interno, mas com texto bastante técnico e impessoal.

mulher olhando para quadro de avisos - diferença entre o que é comunicado e circular
Circulares pendurados em quadro de avisos | Foto: Adobe Stock

Como escrever um comunicado eficiente

Uma ótima maneira de garantir que todos os olhos estejam voltados para a SUA história ao escrever comunicados é usar as dicas a seguir.

  1. Simplicidade e objetividade: o comprimento de um comunicado deve ser de cerca de 500-700 palavras. Isto é apenas uma orientação geral, uma vez que algumas histórias podem precisar de mais ou menos espaço.
  2. Público certo: tenha em mente para quem você está escrevendo, utilize a linguagem mais próxima dos leitores e, se necessário, deixe claro o que quer que eles façam com a informação que você forneceu.
  3. Chamadas fortes: o parágrafo de abertura é extremamente importante, pois é a oportunidade de enganchar o leitor e fazê-lo querer ler mais. Para isso, portanto, você deve incluir todos os detalhes pertinentes como geralmente faz na pirâmide invertida do jornalismo: respondendo o quê, quando, onde, porquê e como.
  4. Voz ativa: isto deixa seu texto mais envolvente e fácil de ler. Em resumo, a voz ativa é também mais concisa e simples.
  5. Citações: se você conseguir obter uma citação, ou depoimento curto de alguém envolvido na história, ainda melhor! Não só dá autoridade à escrita, como também torna a história mais pessoal. Esse recurso é desnecessário em alguns casos, como quando há uma pessoa real assinando o texto, por exemplo.
  6. Revise sempre: isto pode parecer besteira, mas é importante fazer uma verificação final de gramática e ortografia antes de enviar. Não esqueça que erros gramaticais e de escrita podem tirar a credibilidade do conteúdo!

Estas são apenas algumas orientações. É claro que a melhor maneira de aprender a escrever bons comunicados é praticando. Para te ajudar, vamos a alguns exemplos.

Exemplos de comunicados

Para encerrar, vou deixar alguns exemplos de comunicados para que você possa se inspirar. Aproveite os modelos de comunicado abaixo, sempre adaptando-os à sua mensagem e ao público-alvo. Tudo bem deixar como está, mas não esqueça que o tom de voz e a qualidade do conteúdo farão toda a diferença em sua divulgação!

Modelo #01 – Lançamento de produto

A [nome da empresa], pioneira no mercado de [segmento] anuncia hoje um novo pacote de produtos para que todos os interessados em [problema] possam entregar resultados com maior agilidade.

O [nome do produto] foi desenvolvido por especialistas, após meses de análises e acompanhamentos técnicos com clientes de diversos setores. [colocar mais informações]

O lançamento oficial está previsto para [data]. Mas, você que é nosso cliente especial, terá acesso antecipado a partir de hoje. Além disso, você também receberá um período de 7 dias gratuitos para testar os benefícios do novo pacote.

Mas corra, porque essa condição exclusiva termina amanhã! Caso esteja interessado, entre em contato com [nome e e-mail] para fazer a sua reserva.

Modelo #02 – Convite para evento interno

O fim de ano está chegando e a festa mais esperada do ano também! Você é nosso convidado de honra e estamos contando os dias para comemorar mais um ano de sucesso na [nome da empresa].

Reserve em sua agenda para não esquecer: __/dez, próxima quinta-feira, a partir das 19h no buffet [nome e endereço].

P.S.: esse ano teremos surpresas incríveis depois do jantar. Então, não esqueça de retirar seu “cartão da sorte” logo na entrada do evento, ok?

Nos vemos lá!

Modelo #03 – Novo CEO na empresa

Prezados colaboradores,

É com grande satisfação que temos o prazer de receber [Nome do Novo CEO] como nosso novo CEO a partir de hoje. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para compartilhar com vocês essa emocionante novidade e fornecer detalhes sobre o nosso novo líder.

[Nome do Novo CEO] possui uma vasta experiência e um histórico comprovado de sucesso na indústria [mencionar a indústria relevante]. Com [X] anos de atuação em posições executivas estratégicas, ele traz consigo um profundo conhecimento do setor e uma visão inovadora para impulsionar o crescimento e o progresso da nossa empresa.

Acreditamos que [Nome do Novo CEO] é a pessoa ideal para liderar nossa equipe e enfrentar os desafios futuros. Sua abordagem colaborativa, habilidades de liderança inspiradoras e paixão pelo desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores são características que se alinham perfeitamente com a cultura e os valores da nossa empresa.

Durante as próximas semanas, [Nome do Novo CEO] realizará uma série de reuniões e sessões de integração com as equipes, com o objetivo de conhecer cada um de vocês e entender melhor a dinâmica do nosso negócio. Encorajamos todos a participarem ativamente dessas oportunidades e a compartilharem suas ideias, sugestões e expectativas em relação ao futuro da empresa.

Estamos confiantes de que, juntos, sob a liderança de [Nome do Novo CEO], alcançaremos novos patamares de sucesso e conquistas. Aproveitamos também para agradecer a todos vocês por sua dedicação e contribuição contínuas para o crescimento da nossa empresa. Seu compromisso é fundamental para o nosso sucesso e temos certeza de que essa nova fase será repleta de realizações.

Por favor, juntem-se a nós para dar as boas-vindas calorosas a [Nome do Novo CEO] e desejem a ele muito sucesso nesta nova jornada. Juntos, continuaremos a construir um futuro brilhante para a [nome da empresa].

Agora faça seus comunicados!

Agora que você já sabe o que é comunicado e entendeu que eles são uma forma importante de transmitir informações a um público variado, siga estas dicas que, com certeza, ajudarão você a escrever conteúdos eficazes e envolventes.

Lembre-se de adaptar o conteúdo para o seu público-alvo, usar a voz ativa e revisar tudo antes de enviar. E o mais importante: pratique! Quanto mais você escrever, mais terá habilidade e facilidade na criação de comunicados.

Se ainda tiver problemas para escrever comunicados, tem alguma pergunta ou sugestão, deixe no espaço de comentários deste post.

REFERÊNCIA PARA ESTE POST: TERRATACA, Eliane. Comunicado: o que é, para que serve e como fazer. Aqui Tem Comunicação, 07 mar. 2022. Disponível em: https://aquitemcomunicacao.com/blog/comunicado. Acesso em [sua data de leitura].

2 comentários em “O que é comunicado, para que serve e como fazer”

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *