Avançar para o conteúdo

Solitude: significado e impacto na comunicação

Todos nós ansiamos por momentos de solitude em nossas vidas, mesmo que você não saiba o que isso significa. Quer você seja uma mãe ocupada, um estudante universitário sobrecarregado, ou um profissional cansado procurando uma fuga da rotina diária – às vezes, alguns momentos a sós é a melhor solução para todos os problemas.

Mas, por que procuramos esses períodos de reclusão, e que efeito isso tem em nossa comunicação? Neste post, decidi analisar o tempo solitário e como ele pode ser usado para melhorar nossas relações pessoais e profissionais.

Vejo relevância nesse tema, porque me parece que, conforme os países crescem, a tendência é que as pessoas passem a viver a vida mais sozinhas. Vou deixar um gráfico abaixo, muito interessante, que demonstra o crescimento das famílias de uma única pessoa pelo mundo. O Brasil está representado com 12% de pessoas sozinhas até 2010 e, com certeza, este número já cresceu.

Perceba como os países mais desenvolvidos têm o maior número de famílias unipessoais. Esse cenário aumenta o desafio de manter contato com amigos e familiares, mas não é um problema. Diferente dos países mais pobres, onde há tecnologias de comunicação menos desenvolvidas e por isso, no meu ponto de vista, as pessoas tenham a necessidade de viver em grupo.

Ou seja, é visível como ter renda mais alta e maior liberdade de escolha são favoráveis para que as pessoas decidam viver sozinhas. E, portanto, é cada vez mais necessário aprender a conviver consigo mesmo de maneira saudável.

Então, agora vamos mergulhar na solitude para que você possa voltar a si mesmo e colher os benefícios disso. Mas, antes, não confunda solitude com solidão, ok? São coisas bem diferentes, como explico a seguir.

O que é Solitude

A solitude é apreciar o nosso “eu” interior, como uma espécie de viagem feliz de autodescoberta por meio do isolamento voluntário. A ideia é você se afastar do mundo caótico e ficar completamente sozinho com seus pensamentos e sentimentos.

Foi o filósofo e teólogo alemão-estadounidense Paul Johannes Oskar Tillich quem definiu o termo “solitude” para representar a alegria de estar sozinho e apreciar a própria companhia. Isso porque ele acreditava que, em tempos de solitude, podemos ter uma visão completa do nosso interior e nos dá a chance de organizar pensamentos e lidar melhor com nossas emoções.

A coragem de ser é a coragem de afirmar nossa própria natureza racional, apesar de tudo em nós que entra em conflito por causa da união dessa natureza racional com sermos nós mesmos.

Paul Tillich, A Coragem de Ser

Curiosamente, a solitude é bastante parecida com a comunicação intrapessoal, mas vai além. A principal diferença é que na comunicação intrapessoal você fala sozinho, mas na solitude você fica profundamente engajando consigo mesmo – o que é bem diferente da solidão!

mulher com cabeça de emoticon, feliz por estar caminhando sozinha em parque e praticando a solitude na comunicação
Solitude é a felicidade de estar só

Diferença entre solitude e solidão

Pode parecer complicado, mas é bem simples diferenciar solitude de solidão. Em resumo, a solitude é voluntária e você se sente em paz quando está sozinho. Ao mesmo tempo em que gosta de conviver com outras pessoas. Já a solidão é um estado emocional que você sente quando quer muito ter a companhia de outras pessoas, quando não gosta de ficar sozinho.

É muito importante não esquecer que a solitude, sendo um isolamento opcional, jamais poderá ser uma experiência ruim. Já o isolamento sentido de maneira angustiante é o que chamamos de solidão, é muito mais comum do que imaginamos e é gatilho para diversos problemas de saúde.

Sempre há estudos sobre a sensação de estar sozinho. Em um deles, foi identificado que a solidão é percebida rotineiramente em 80% dos jovens com menos de 18 anos de idade e em 40% dos adultos que têm mais de 65 anos.

Em outras palavras, solitude é algo bom; você se sente bem independentemente de estar sozinho ou acompanhado. Solidão é algo ruim, você se sente mal quando está só e fica preocupado quando está acompanhado, já pensando no que vai fazer se acabar ficando sozinho. Percebe a diferença?

E é essa singela diferença que torna a solitude algo fundamental para o autoaperfeiçoamento e, principalmente, para a comunicação e inteligência emocional. Ao contrário da solidão, que interfere negativamente na nossa vida e em nossa maneira de nos comunicar. Pessoas solitárias, geralmente, são muito carentes e desesperadas por atenção, o que pode criar problemas nos relacionamentos.

Por exemplo, a solidão pode fazer com que você seja muito apegado e dependente de outros, o que tornará mais difícil para você estabelecer relações saudáveis e duradouras. Por outro lado, quando você passa tempo sozinho e aprecia sua própria companhia, você estará mais aberto e confiante em suas interações com outros indivíduos.

Indicação de Leitura

capa do livro Amor, liberdade e solitude, clique para acessar na Amazon
Amor, liberdade e solitude, de Osho
capa do livro Solidão ou Solitude, clique para acessar na Amazon
Solidão ou solitude?, de Michelle Carvalho
capa do livro As 7 dimensões da comunicação verbal, clique para acessar na Amazon
As 7 dimensões da comunicação verbal, de Reinaldo Passadori

Como praticar a solitude

A primeira coisa a fazer quando se busca a solitude é escolher um lugar ou atividade que te ajude a se desligar do mundo e se concentrar em seu eu interior. Pode ser qualquer coisa que você goste, desde dar um passeio no parque, até ler um livro. Seja o que for, certifique-se de que é algo que te permite relaxar e deixar seus pensamentos fluírem.

Ainda assim, quando estiver no ambiente certo, também vale usar técnicas de meditação para se desconectar do mundo. E você também pode praticar exercícios respiratórios ou yoga, se isso te ajudar a se sentir melhor. O importante é se manter concentrado em suas próprias emoções e sentimentos sem se distrair com estímulos externos.

Finalmente, se você quiser praticar a solitude a longo prazo, você também pode tentar manter um diário. Escrever seus pensamentos e sentimentos pode ser uma ótima maneira de explorar a si mesmo. Você ganha clareza sobre o que realmente importa. Também ajuda a permanecer positivo e motivado, mesmo quando a vida fica difícil.

Perguntas-chave para apreciar o tempo sozinho

Eu sei como pode ser complicado se desconectar de tudo para curtir um momento longe de tudo e todos. Ainda mais nesse mundo cada vez mais acelerado e que exige que estejamos sempre disponíveis. Então, que tal firmar um compromisso com você mesmo, colocar na agenda mesmo, e cumprir seu tempo de solitude como se fosse uma reunião inadiável?

Se nada do que sugeri acima funcionar, você ainda pode seguir um roteiro de perguntas para refletir e começar a colocar a solitude em prática na sua vida. Abaixo deixo algumas para te ajudar nessa jornada.

  1. O que me motiva a fazer o que faço?
  2. Quais são minhas melhores qualidades?
  3. Quais são as principais coisas que eu desejo da vida?
  4. Quais são os meus maiores medos?
  5. Em que áreas da minha vida eu quero melhorar?
  6. Que mudanças eu preciso fazer para tornar realidade aqueles sonhos?
  7. Como estou aproveitando as melhores oportunidades na vida?

Como você pode notar, a solitude é uma habilidade a ser cultivada ao longo do tempo, com muita prática. Portanto, é preciso coragem e autodisciplina para estar em sintonia com seus pensamentos e sentimentos mais íntimos. Mas, vale a pena, se quiser crescer como indivíduo!

pessoa com cabeça de emoticon feliz caminhando na praia e praticando solitude
Aprecie seu tempo consigo mesmo e veja a mágica acontecer!

O poder da solitude na comunicação

Agora indo à ideia central deste post: aproveitar um tempo sozinho pode ter um efeito positivo nas suas habilidades de comunicação. Isso porque, quando estamos em sintonia com o nosso interior, nos tornamos melhores ouvintes, temos mais compreensão dos outros e somos capazes de expressar nossos pensamentos, sentimentos e opiniões com clareza.

A solitude também ajuda a focar no momento presente, nos mantendo equilibrados mesmo diante de expectativas ou julgamentos de outras pessoas. Assim, teremos conhecimento autêntico de quem somos e nos ajuda a desenvolver nosso próprio estilo pessoal de comunicação.

E quando podemos desfrutar de nossa própria companhia e ter confiança em nós mesmos, isso se reflete na forma como interagimos com os outros. Afinal, ficamos menos carentes e desesperados por atenção, o que nos ajuda a criar relações saudáveis com todos.

Vou destacar mais alguns benefícios da solitude na comunicação pra você entender melhor.

01. Aprender a se comunicar consigo mesmo

Uma das coisas mais importantes que você pode aprender com a solitude é ouvir sua voz interior e aprender a se comunicar com você mesmo. Quando estamos sozinhos, temos a chance de nos concentrar realmente em nossos pensamentos e sentimentos sem nos deixar distrair por estímulos externos. Isto nos ajuda a nos entender melhor, ganhar clareza e desenvolver nossa autoconfiança.

Em resumo, você terá a chance de melhorar seu autoconhecimento, entender seus limites e sofrer menos com a influência de pessoas tóxicas, por exemplo. As perguntas que listei mais acima são úteis para te ajudar a se conhecer melhor e a se comunicar consigo mesmo.

02. Aprender a se comunicar com os outros

Também permite que sejamos melhores comunicadores com os outros. Porque somos capazes de manter o foco no momento presente e de estar mais abertos a diferentes pontos de vista. Dessa maneira, é possível construir relacionamentos fortes, ouvir com mais atenção e comunicar nossos pensamentos e sentimentos de maneira eficaz, objetiva e respeitosa.

Sem mencionar que, entendendo seus limites, fica mais fácil se relacionar e deixar claro o que você aceita ou não em suas relações. Fica mais fácil argumentar e exigir respeito sem precisa ofender ninguém. Fica fácil ter empatia com as limitações e situações alheias também.

03. Encontrar equilíbrio entre ficar só e ter conexão social

Além disso, a solitude é uma ótima maneira de encontrar o equilíbrio certo entre ficar um tempo sozinho e se envolver em relacionamentos significativos com os outros. Aprendemos a apreciar nossa própria companhia. Mas, também compreendemos a importância de nos conectarmos com aqueles ao nosso redor.

O ser humano é um ser sociável. Sem a companhia de outras pessoas ficamos depressivos e vulneráveis a diversos problemas para a saúde física e mental. Com esta compreensão, somos capazes de navegar melhor em nossas vidas sociais sem nos sentirmos sobrecarregados ou negligenciados.

04. Aprender a se reconectar com o mundo

Finalmente, passar tempo sozinho pode nos ajudar a nos reconectar com o mundo. Porque assim, ficamos mais conscientes do nosso entorno e capazes de apreciar a beleza na vida cotidiana. Isto é fundamental para garantir a sensação de felicidade e satisfação, cada vez mais rara.

Em conclusão, a solitude pode ter um efeito positivo na comunicação, ajudando-nos a compreender melhor a nós mesmos, a ter mais confiança quando interagimos com os outros e a valorizar a vida cotidiana – identificando pontos positivos e negativos para lidar com cada um deles da melhor maneira possível.

Portanto, não tenha medo de reservar algum tempo para si mesmo. Afinal, pode ter um grande impacto nas suas habilidades de comunicação e nos seus relacionamentos pessoais e profissionais.

arte gráfica de uma senhora sorridente por estar rodeada de pessoas
Solitude melhora sua comunicação interpessoal

Benefícios da solitude no desenvolvimento pessoal

E indo mais a fundo, é claro que a solitude também é ótima para o autodesenvolvimento. Já que ter tempo de qualidade sozinhos, nos permite entrar em nosso interior e refletir sobre nossas vidas de maneira significativa. E isso nos dá clareza, insights sobre nossas motivações e nos permite tomar decisões ponderadas sobre a direção que queremos para nossas vidas.

Além disso, a solitude nos inspira a praticar o autocuidado, dando mais atenção às nossas necessidades pessoais. Assim, podemos reduzir o estresse, aumentar a criatividade e a imaginação, e recarregar nossa energia mental.

Todos estes elementos ajudam a nos tornar melhores versões de nós mesmos – mais confiantes, mais amáveis e mais sábios. Portanto, se você está procurando maneiras de melhorar a si mesmo, comece reservando algum tempo para ficar sozinho e refletir.

Agora vou explicar melhor alguns dos principais benefícios para o desenvolvimento pessoal.

Força à criatividade e inovação

A solitude facilita o acesso ao nosso lado criativo para ter novas ideias. Afinal, quando estamos sozinhos, é mais fácil nos concentrarmos em nossos pensamentos e refletir, mesmo que inconscientemente, o que ajuda a entrar em um alto nível de criatividade. Isto é particularmente benéfico para empreendedores e todos que precisam pensar fora da caixa.

Tempo para refletir

Também proporciona um espaço para refletir sobre a vida. Podemos dedicar tempo para pensar sobre nossas experiências e adquirir uma visão de nós mesmos. Assim, aprendemos mais sobre quem somos e o que queremos na vida. Isto é essencial para o crescimento pessoal!

Tomar melhores decisões

Finalmente, a solitude é uma grande aliada quando precisamos fazer escolhas e decidir coisas importantes. Ficar sozinho, como vimos agora pouco, dá força à criatividade e garante tempo para refletir. E não há nada melhor que a combinação desses elementos para tomar melhores decisões.

Como você pode ver, há diversos impactos positivos em seu desenvolvimento pessoal, habilidade de comunicação e criatividade ao curtir um tempo para si mesmo. Portanto, não negligencie o poder da solitude! Faça uma pausa para colher todos os benefícios.

Assista ao vídeo para entender o impacto da solitude na sua comunicação

A falta de solitude prejudica nossa comunicação

Por outro lado, a falta desse tempo de qualidade consigo pode ser prejudicial à comunicação. Quem não pratica o isolamento voluntário pode, em algum momento, se sentir sobrecarregado pelo estresse e ansiedade. O que pode nos desconectar de nossas emoções e pensamentos. Isto torna mais difícil para se expressar em conversas ou mesmo apenas interagir com outras pessoas.

Além disso, quando estamos constantemente cercados por pessoas e barulho, pode ser difícil pensar claramente e processar nossos pensamentos. Aí fica quase impossível de compreender as perspectivas dos outros e manter um diálogo coerente e saudável.

Portanto, se você quer manter suas habilidades de comunicação sempre afiadas, pratique a solitude!

Nota final

Em geral, como você deve ter concluído depois de ler esse longo post, a solitude pode ser uma prática incrivelmente benéfica. Pode nos ajudar a nos comunicar melhor com nós mesmos e com os outros, encontrar o equilíbrio certo entre estarmos sozinhos e nos envolver em relacionamentos significativos, e nos reconectarmos com o mundo ao nosso redor. Ela também pode desempenhar um papel importante em nosso desenvolvimento pessoal nos ajudando a nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.

Espero que você tenha conseguido compreender o verdadeiro significado de solitude e entendido como ela pode melhorar a maneira como nos comunicamos. E, por fim, sinta-se à vontade para compartilhar sua opinião e experiência no espaço de comentários.

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *