Avançar para o conteúdo

Comunicação não verbal: o que é, como funciona?

A comunicação não verbal é uma parte importante dos relacionamentos interpessoais. Ela pode ser usada para expressar sentimentos, pensamentos ou intenções, e também pode ser usada para contradizer ou complementar a comunicação verbal.

E, pode acreditar, ela é mais eficaz do que a comunicação verbal tradicional, seja para construir relacionamentos, mostrar interesse, ou seja para interpretar as intenções dos outros, saber se estão falando a verdade etc.

Mas cuidado! Ela também pode ser usada para controlar ou manipular uma situação. Portanto, em qualquer relacionamento, é importante entender o que é e como funciona a comunicação não verbal. Assim você poderá se comunicar melhor e, também, entender literalmente tudo o que os outros estão dizendo, mesmo sem usar palavras.

mulher segurando uma flor em uma das mãos, com os braços cruzados, representando a comunicação não verbal
Gestos são a essência da comunicação não verbal | Foto: Freepik

O que é Comunicação Não Verbal?

A comunicação não verbal é o processo que acontece sem o uso de palavras. Para isso, utiliza meios mais óbvios como expressões faciais, gestos, postura e tom de voz, além de outras funções do corpo humano que também servem para se comunicar, como veremos a seguir.

“Uma das teorias mais espantosas concebidas pelos comunicólogos é a de que o próprio corpo, eventualmente, comunica. E não somente por intermédio do movimento ou da posição que assume. A própria forma do corpo pode ser uma mensagem e até mesmo a maneira como os traços do rosto se organizam.”

Flora Davis

De acordo com Flora Davis, os primeiros estudos sobre o tema foram feitos por psicólogos entre 1914 e 1940, analisando especificamente as expressões faciais. Mas os resultados não foram muito bons e eles até “chegaram à conclusão curiosa de que o rosto não expressava emoções de maneira segura e fiel”, segundo Flora em seu livro.

Desde então, os estudos e análises são bastante confusos e realizados por diversos profissionais, como psicólogos, antropólogos, psiquiatras, sociólogos, etologistas, antropólogos e muitos outros. O que torna essa forma de comunicação tão complexa e curiosa. Afinal, ainda somos leigos sobre o assunto.

Por isso, não se iluda! Não basta ler alguns livros, fazer algumas aulas e assistir a alguns vídeos para se tornar especialista. É preciso dedicar um esforço muito maior, se você tiver interesse em aprender de verdade. Para reforçar o aprendizado, assista ao vídeo abaixo que gravei para meu canal no YouTube explicando o que é Comunicação Não Verbal.

Principais características

Esse tipo de comunicação possui algumas características comuns e diferentes da comunicação verbal. É importante compreender para poder usar com mais eficiência em todos os aspectos da sua vida.

Primeiro, a comunicação não verbal é imediata. Ou seja, as mensagens são enviadas e recebidas simultaneamente, o que permite uma resposta mais imediata também. Mesmo que isso dependa muito da cultura e do contexto onde o processo comunicativo esteja acontecendo.

Em segundo lugar, é ambígua. Pois pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes, permitindo maior flexibilidade comunicativa. Mas também pode provocar ruídos de comunicação, ou até gerar confusão, como quando dizemos uma coisa e nosso corpo demonstra outra.

Terceiro, é emocional. As mensagens que são comunicadas através de expressões faciais e gestos são frequentemente mais poderosas do que aquelas feitas verbalmente. Por exemplo, pode acontecer de você se emocionar muito mais com um filme do que com um livro, porque todas as mensagens são reforçadas pelos gestos e expressões dos atores, sem contar com as sensações provocadas pelas músicas e efeitos sonoros.

Finalmente, a comunicação não verbal é global. Afinal, pode ser compreendida com muito mais facilidade do que comunicação verbal, que utiliza idiomas específicos. Por isso, gesticulamos tanto ou até recorremos à comunicação visual quando tentamos explicar algo difícil, por exemplo.

Como funciona a Comunicação Não Verbal?

Como expliquei no início do post, é difícil explicar como funciona, porque precisa da análise e conhecimento de diversos profissionais de diversas áreas de estudo. Mas vou tentar resumir com alguns exemplos simples.

  • Expressões faciais comunicam emoções.
  • Gestos representam mensagens.
  • Postura e tom de voz demonstram sentimentos e atitudes.

Mas não é tão simples assim! O corpo também se comunica através de sua forma, das características do rosto, e até mesmo da maneira como nos vestimos. Lembre-se que a comunicação não verbal é muito rica e, como eu disse, não é fácil aprender tudo sobre ela.

“A comunicação não verbal também pode revelar os pensamentos, sentimentos e intenções reais de uma pessoa. Por essa razão, comportamentos não verbais são muitas vezes chamados indícios. Como as pessoas nem sempre percebem que estão se comunicando de maneira não verbal, a linguagem corporal geralmente é mais honesta do que os pronunciamentos orais de um indivíduo, conscientemente criados para alcançar os objetivos de quem fala.”

Joe Navarro e Marvin Karlins

Tipos de Comunicação Não Verbal

Existem três tipos principais, que são os mais óbvios e estudados com maior frequência: expressões faciais, gestos e postura. Mas são diversas possibilidades e cada uma pode ser usada para comunicar diferentes mensagens em diferentes contextos e situações.

Com o fim de apenas exemplificar, deixo aqui uma lista com 10 tipos de comunicação não verbal que você pode começar a dar mais atenção a partir de agora:

  • Expressões faciais;
  • Expressões corporais e gestuais;
  • Posturas físicas;
  • Tom de voz;
  • Jeito de olhar;
  • Ritmos do corpo;
  • Comunicação visual;
  • Olfato;
  • Tato;
  • Comunicação sonora.

As expressões faciais são o tipo mais óbvio que usam os músculos do rosto para comunicar emoções como felicidade, tristeza, raiva e medo. Bem como, gestos podem ser usados para comunicar uma variedade de mensagens, como olá, adeus, eu te amo e sinto muito. Já a postura pode indicar os sentimentos, atitudes e intenções de uma pessoa, além de controlar ou manipular uma situação.

Também há o tom de voz que influencia nossa entonação na comunicação, podendo até mudar o significado das palavras. O jeito de olhar diz muito e pode até gerar incômodo, se você olhar fixamente para alguém por muito tempo, por exemplo. E tantos outros tipos como o olfato que se comunica com cheiros, o tato que se comunica quando tocamos nos outros, os sons etc.

Está vendo como esse tipo de comunicação é cheio de possibilidades? Por isso, não é tão simples assim aprender a interpretar os sinais, ou saber como controlar os seus próprios sinais.

Indicação de Leitura

livro_a-comunicacao-nao-verbal
A Comunicação Não-Verbal, de Flora Davis
livro_o-corpo-fala
O corpo fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow
livro_o-que-todo-corpo-fala
O que todo corpo fala, de Joe Navarro e Marvin Karlins

Como usar

Assim sendo, agora que você sabe o que é comunicação não verbal e como ela funciona, aqui estão algumas dicas para usar da melhor maneira e ter sucesso:

  • Esteja ciente de sua própria comunicação não verbal. Dê atenção a todas mensagens que suas expressões faciais, gestos, postura e tom de voz estão enviando.
  • Esteja atento à comunicação não verbal da outra pessoa. Preste atenção nas expressões faciais, gestos, postura e tom de voz da outra pessoa. Isto o ajudará a entender o que eles estão dizendo, mesmo que não estejam falando em voz alta.
  • Esteja atento à situação. A comunicação não verbal deve ser adaptada à situação. Se você estiver falando com seu chefe, por exemplo, você vai querer usar uma comunicação mais formal do que se você estiver falando com um amigo, entende?
  • Seja sensível às diferenças culturais. Lembre-se de que nem todas as culturas interpretam a comunicação não verbal da mesma forma. Seja cuidadoso para não ofender a outra pessoa.

A comunicação não verbal pode ser uma ferramenta poderosa nos relacionamentos. Portanto, estando ciente disso e usando-a efetivamente, você pode se comunicar melhor com as pessoas ao seu redor.

Como controlar ou manipular uma situação

A comunicação não verbal também pode ser usada para enganar ou iludir a outra pessoa. Por exemplo, você pode usar expressões faciais para mascarar seus verdadeiros sentimentos, ou você pode usar um tom de voz diferente para comunicar uma mensagem que é diferente do que você está dizendo verbalmente.

E ao mesmo tempo, você também pode usar para apoiar ou reforçar a comunicação verbal. Por exemplo, se você disser algo com o qual a outra pessoa discorda, você pode usar um gesto para mostrar que você está de acordo. Ou, se você quiser mostrar que está interessado no que a outra pessoa está dizendo, você pode usar uma postura que indica que você está prestando atenção.

Enfim, essa pode ser uma maneira poderosa para controlar ou manipular uma situação. Você precisa saber dessa possibilidade para usar ao seu favor ou, se for o caso, evitar ser manipulado. Por isso, fique atento, estude e tenha cuidado com a maneira como você se comunica.

Conclusão

Por fim, acredito que agora ficou clara a importância da comunicação não verbal na manutenção de relacionamentos saudáveis e até para você melhorar suas competências de comunicação.

Ao passo que você conheça as diferentes formas de comunicação não verbal, e tantos outros tipos de comunicação, você poderá usá-las a seu favor em qualquer situação. Basta colocar seu conhecimento em prática para se desenvolver e começar a se comunicar como um profissional.

REFERÊNCIA PARA ESTE POST: TERRATACA, Eliane. Comunicação Não Verbal: o que é, como funciona? Aqui Tem Comunicação, 11 mar. 2022. Disponível em: https://aquitemcomunicacao.com/blog/comunicacao-nao-verbal/. Acesso em [sua data de leitura].

2 comentários em “Comunicação não verbal: o que é, como funciona?”

  1. Incrível artigo.
    Muitos parabéns e obg porque estava a fazer falta ler isto, até porque dou formação na área de cabelo e vai ser super interessante aplicar e estar atento.
    Carlos Almeida / riversbeaches.com

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *