Avançar para o conteúdo

Como desenvolver competências de comunicação para ter sucesso no trabalho

Conteúdo atualizado há 3 meses

Você deve ver a comunicação como uma habilidade que precisa ser desenvolvida e cultivada! Porque este é o caminho para alcançar sucesso no trabalho, na escola, com seus relacionamentos e mais – mas, somente se for aperfeiçoada. Para ajudar, aqui estão algumas dicas para desenvolver suas competências de comunicação.

Antes de mais nada, é preciso entender o básico da comunicação assertiva: relações interpessoais fortes; linguagem verbal; linguagem corporal; escuta ativa; saber quando dizer “não”; lidar com críticas de forma construtiva; lidar com pessoas difíceis e comunicação não violenta. Tudo isso requer prática! E estes são apenas os fundamentos – nesse sentido, há muito mais que pode ser feito!

Agora, só para ilustrar, vamos nos basear no que significa competência de comunicação. Segundo o dicionário Michaelis, competência significa “aptidão que um indivíduo tem de opinar sobre um assunto sobre o qual é versado”. Em outras palavras, é saber fazer alguma coisa bem, por conhecer o funcionamento de algo.

Assim sendo, quando se trata de competência de comunicação, isso significa que você precisa ser capaz de se comunicar efetivamente em várias situações. Habilidade que só é possível conquistar com conhecimento adquirido pela prática da boa comunicação. E existem meios para isso!

5 passos para desenvolver competências de comunicação

Para desenvolver competências de comunicação é preciso prática, posto que você não nasce sabendo se comunicar bem. É preciso treinar, fazer testes e errar muito para ser cada vez mais assertivo. Mas, isso não significa que você vai demorar anos para conseguir.

Com dedicação e algumas dicas, você pode melhorar suas habilidades de comunicação em pouco tempo. Além disso, é importante ter em mente que este será um aprimoramento constante!

Algumas dicas para isso incluem:

  1. Pratique comunicação regularmente, mesmo quando não estiver no trabalho. Isto irá ajudá-lo a se acostumar com a situação e tornará você mais confiante.
  2. Preste atenção à forma como você se comunica. Observe sua linguagem corporal, tom de voz e linguagem verbal. Posteriormente, tente melhorar o que você não gosta. Como você costuma se comunicar? Usa comunicação agressiva, passiva ou assertiva? Consegue prender a atenção das pessoas? As pessoas geralmente te entendem bem ou ficam confusas? Analise isso tudo!
  3. Peça feedback. Peça opiniões sobre como você se comunica para seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Eventualmente, isto ajudará você a identificar pontos fortes e fracos na sua comunicação, e a melhorar aquilo que pode ser melhorado.
  4. Tenha um objetivo claro. É importante para que você possa direcionar sua mensagem e garantir que ela seja entendida da maneira que deseja. Na maioria das vezes, ter um objetivo significa ter um ponto de vista ou uma opinião a defender. No entanto, você também pode estabelecer objetivos ligados às necessidades da outra pessoa, como obter informações ou construir uma relação positiva.
  5. Preste atenção às reações dos outros. É uma das melhores formas de aprimorar as habilidades e desenvolver competências de comunicação. Ao perceber os sentimentos dos outros, você pode alterar sua comunicação para se adequar à situação. Isso também lhe permite construir relacionamentos mais fortes e positivos.

Sob o mesmo ponto de vista, recomendo que você aprenda quais são os elementos de comunicação e como funciona o processo de comunicação. Com tudo isso em mente, você ficará pronto para ser mais assertivo e aprender a se comunicar como um profissional.

mulher negra executiva com competências de comunicação para ter sucesso no trabalho
Mulher executiva com boas competências de comunicação | Foto: Freepik

Como se comunicar bem para ter sucesso no trabalho

Agora que você já sabe como desenvolver competências de comunicação, coloque tudo em prática com o intuito de ter sucesso no trabalho. E é simples, você só precisa evitar os ruídos de comunicação seguindo estas dicas em seu dia a dia profissional:

  • Certifique-se de que está usando o canal apropriado para se comunicar (por exemplo, e-mail, mensagens instantâneas, telefone, reunião). Ou seja, evite reuniões que poderiam ter sido um e-mail, ou e-mails que poderiam ter sido um papo rápido no telefone.
  • Nunca envie um e-mail que não esteja escrito corretamente e de maneira clara. Saber como se comunicar bem no trabalho é importante para evitar mal entendidos. Além disso, é sempre bom ter uma boa impressão junto aos colegas e superiores.
  • Conheça bem a linguagem corporal para não transmitir informações erradas. Você pode estar dizendo uma coisa e seu corpo, outra. Tenha cuidado com sua postura e seus gestos.
  • Tome cuidado para não exagerar nas palavras e nem usar uma linguagem que seja difícil de ser entendida. Com efeito, a melhor opção sempre será adaptar sua linguagem ao seu receptor.
  • Faça perguntas para ter certeza de que entendeu bem as instruções. Pode parecer estranho te lembrar isso, mas, acredite, muitos esquecem de questionar na hora e depois ficam com vergonha ou sem tempo de tirar dúvidas, gerando a maior confusão. Perguntar não custa nada, não é mesmo?
  • Pare sempre para ver se há alguma dúvida, mesmo que você a considere insignificante. Assim como você pode precisar tirar dúvidas, os outros também. Vale perguntar a eles se precisam de mais informações, se faltou algo etc.

Dicas extras

  • Além de se comunicar bem, é importante ter respeito e empatia. Isso significa ouvir atentamente o que as pessoas têm a dizer, não interromper e nem falar alto demais. Também é preciso ter paciência para lidar com situações que podem gerar conflito. Quando todos estiverem cooperando e se respeitando, o ambiente de trabalho fica muito mais agradável.
  • Seja positivo e mantenha o espírito aberto. É ainda mais importante com colaboradores iniciantes e colegas que tenham dificuldades em alguns aspectos. Dessa maneira, você ajudará a fortalecer a cultura da empresa e contribuirá com o clima organizacional.
  • Pratique a comunicação não violenta, seja no trabalho ou na vida pessoal. Entenda como suas próprias emoções funcionam e não se deixe afetar por emoções negativas alheias.

Livros sobre competências de comunicação

Conclusão

Este post foi escrito para ajudá-lo com competências de comunicação. Aprenda a se comunicar bem no trabalho, e não só para ter sucesso – mas também porque é importante ser respeitoso quando se está conversando através dos canais adequados.

Se você quer conhecer mais sobre o maravilhoso universo da comunicação, confira outros posts aqui no blog e aprenda mais em meu canal no YouTube, como no vídeo abaixo, que gravei para explicar melhor o tema deste post.

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *