Avançar para o conteúdo

Comunicação Verbal: o que é, como acontece e exemplos

Conteúdo atualizado há 9 meses

Sabe quando você fala ou escreve alguma coisa para compartilhar mensagens ou conversar com outras pessoas? A Comunicação Verbal é tão natural, que nem damos tanta atenção, mas é um dos tipos de comunicação mais importantes.

E precisamos, sim, dar a devida importância a esse processo comunicativo. Porque se você não falar ou não escrever direito, as pessoas (receptores) não entenderão nada e, portanto, sua comunicação não será bem feita. Por isso, é importante você ler este post até o fim, caso queira melhorar as habilidades de comunicação verbal.

O que é Comunicação Verbal?

Comunicação Verbal é o processo de compartilhar informações e ideias entre indivíduos usando palavras, que podem ser escritas ou faladas. Um dos principais benefícios da comunicação verbal é que ela permite feedback quase imediato do receptor, o que pode ajudar a garantir que a mensagem seja compreendida.

Só destaco que esse feedback é rápido apenas em conversas em tempo real, como acontece por telefone, videochamada etc. Diferente de quando utilizamos canais de comunicação assíncrona e precisamos aguardar a resposta das pessoas, como acontece, por exemplo, com e-mails, mensagens de texto, cartas etc.

A Comunicação Verbal surgiu há milhares de anos, quando nossos antepassados criaram as primeiras linguagens da comunicação humana. E ganhou ainda mais força na invenção da escrita, há 5 mil anos, que permitiu o compartilhamento de conhecimento e, por consequência, grande evolução intelectual do ser humano e da sociedade como um todo.

Foto de mulher falando ao microfone enquanto lê um caderno para representar o que é comunicação verbal
Você sabe o que é Comunicação Verbal? | Foto: Freepik

Como se comunicar verbalmente

E para que esse tipo de comunicação aconteça de maneira eficiente, é necessário que as pessoas envolvidas tenham conhecimento sobre o código utilizado, que neste caso são os idiomas. Caso contrário, a mensagem não será compreendida e, portanto, não haverá comunicação.

O que pode acontecer, por exemplo, quando uma pessoa fala em português, enquanto outra, em inglês, e nenhuma das duas compreende o idioma do outro. Resultado: ninguém entende nada.

Portanto, é necessário que os elementos da comunicação sejam utilizados com um mesmo código, uma mesma língua. Além disso, é preciso que as pessoas também compartilhem o mesmo referente, ou seja, o mesmo nível de conhecimento. Caso haja qualquer diferença, é preciso que uma das pessoas adeque a mensagem com as características necessárias para que todos possam compreender. É assim que acontece a comunicação verbal.

Quanto mais desenvolvida é a habilidade de comunicação de uma pessoa, maior é o seu poder pessoal. E quanto mais ela amplia seu poder pessoal, maior se torna sua capacidade de inspirar pessoas, liderar e fazer mudanças.

PASSADORI, Reinaldo. As 7 dimensões da comunicação verbal.

Resumindo, a Comunicação Verbal é democrática porque todos os seres humanos são capazes de utilizá-la. Mas é preciso ter atenção e cuidado para que o processo de comunicação aconteça de maneira correta, para que seja possível praticar a verdadeira comunicação assertiva.

Modos de Comunicação Verbal

A Comunicação Verbal pode acontecer tanto em estilos formais quanto informais. O modo formal refere-se a discursos, apresentações e palestras, enquanto o informal inclui conversas do dia a dia, piadas e pequenas conversas. É mais comum utilizar o modo formal em ambientes profissionais, enquanto que o informal utilizamos com amigos e familiares.

Ou seja, o modo de comunicação é determinado pelo contexto no qual ele ocorre. Dependendo da situação, nós usaremos uma linguagem mais ou menos formal, mais ou menos séria. O importante é que você saiba como usar a comunicação verbal em ambos os modos, porque cada um tem sua importância e serve a um propósito diferente.

Também é importante saber que a comunicação não é apenas sobre as palavras que usamos, mas também a maneira como as usamos. Em outras palavras, a comunicação não é apenas sobre o conteúdo da mensagem, mas também sobre a maneira como a entregamos.

E, acima de tudo, vale lembrar que sua mensagem pode ser reforçada e mais impactante quando aplicada em conjunto com a boa comunicação não verbal. Quanto maior for a sincronia entre a sua fala e o seu corpo, melhor comunicador você será.

Exemplos de Comunicação Verbal

Agora para exemplificar tudo o que você aprendeu até aqui, deixo alguns exemplos de comunicação verbal a seguir. E destaco que ela pode acontecer de duas maneiras distintas, oral e escrita, e em canais diferentes, em conjunto com outras formas comunicativas ou não.

Quando você aprende a enviar os sinais certos, as pessoas começam a lhe dar ouvidos, a achar você envolvente e a se interessar mais pelo que tem a dizer. Você se sente mais confiante em suas interações com elas. Com os sinais certos, uma conversa, uma reunião ou interação morna pode se tornar memorável. Mas, se enviar os sinais errados, você poderá perder oportunidades, distorcê-las ou não enxergá-las.

EDWARDS, Vanessa Van. A linguagem secreta do carisma (2023).

Comunicação Oral

A comunicação oral é o processo que utiliza palavras faladas. Pode acontecer pessoalmente ou por telefone, por exemplo. A principal vantagem da comunicação oral é que ela permite um feedback imediato e pode ser mais interativa. Confira como a Comunicação Verbal Oral acontece a seguir.

  1. Face a face: é o jeito mais comum e pessoal de se comunicar. Envolve dois indivíduos ou mais se comunicando um com o outro enquanto estão no mesmo lugar. Quando você se comunica pessoalmente é possível ter feedback imediato e facilita o uso de sinais não verbais, como linguagem corporal e expressões faciais, para ajudar a transmitir a mensagem.
  2. Rádio e TV: envolve uma pessoa se comunicando com muitas pessoas simultaneamente. É uma forma menos pessoal de comunicação, já que o remetente não pode ver ou ouvir os receptores. No entanto, tem a vantagem de alcançar um grande público de uma só vez. Além disso, aqui não há feedback imediato.
  3. Telefone: aqui temos uma pessoa se comunicando com uma ou mais pessoas por meio de um telefone. Aqui o remetente também não consegue ver o receptor. Entretanto, ela tem a vantagem de ser mais rápida do que outras formas de comunicação. E também é possível ter feedback imediato.
  4. Internet: também está presente neste canal, e, diferente do telefone, há a possibilidade de ver e ouvir o receptor, se desejar. Também pode ser feita em tempo real ou de maneira assíncrona e acontece quando você fala com as pessoas por meio de chamadas, mensagens de áudio e vídeo.
  5. Discursos e palestras: aqui temos uma pessoa se comunicando com muitas pessoas simultaneamente, em que um orador geralmente se dirige a uma grande quantidade de pessoas. Pode ser menos ou mais interativo, dependendo da apresentação que é feita.

Conteúdo exclusivo sobre comunicação no seu e-mail!

Comunicação Escrita

A comunicação escrita é a troca de informações e ideias através de texto escrito. Ela pode ser feita através de e-mails, cartas, ou mesmo mensagens de texto e também na internet. As vantagens da comunicação escrita são que ela é mais permanente, pode ser facilmente armazenada e permite mais tempo para considerar a mensagem.

  1. Carta: envolve o envio de uma mensagem de uma pessoa para outra através do correio. Hoje em dia, é um tipo mais formal de comunicação, e geralmente leva mais tempo para ser enviado. Há alguns anos era comum as pessoas trocarem cartas de maneira informal, mas com o desenvolvimento da tecnologia esse costume ficou no passado.
  2. Mensagem de texto: é o envio de mensagens utilizando um telefone celular, como o SMS, por exemplo. É uma maneira rápida e fácil de se comunicar, mas também é menos pessoal do que outras formas de comunicação. Com as facilidades da internet, esse formato também está cada vez menos popular.
  3. Jornais e revistas: envolve o compartilhamento de informações por meio da imprensa, que pode ser digital ou impressa. Costuma ser mais formal e tem a vantagem de alcançar um grande público.
  4. Internet: também é possível usar a comunicação verbal escrita na internet. Nesse caso, usamos quando escrevemos e-mails, mensagens, posts para as mídias sociais, artigos em sites e blogs etc. E, como sempre, pode acontecer em tempo real ou de maneira assíncrona.

Afinal, qual a importância da comunicação verbal?

Como você percebeu, existem muitos tipos de comunicação verbal, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. O importante é escolher o tipo certo de comunicação para cada situação e necessidade.

Em contrapartida, você não pode deixar de lado as diversas formas de comunicação que estão disponíveis para compartilhar nossas mensagens. O ideal mesmo é, sempre que possível, optar pela comunicação mista. Por exemplo, combinar textos da comunicação verbal com imagens de comunicação visual, para que sua mensagem seja interpretada e compreendida com mais facilidade.

Portanto, estude, entenda e pratique todas as variedades comunicativas para que você possa desenvolver bem suas competências de comunicação e ter sucesso em todos os aspectos da sua vida.

Para finalizar, não esqueça de deixar dúvidas, sugestões ou complementar as informações no espaço de comentários. Aproveite também para conferir outros posts aqui do blog para aprender ainda mais sobre o maravilhoso universo da comunicação. Te vejo em outro post!

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *