Avançar para o conteúdo

O que é Comunicação (resumo com conceitos e definições)

Conteúdo atualizado há 5 horas

É fácil entender o que é comunicação quando se percebe que essa é uma necessidade natural dos seres humanos. Ninguém vive sem se comunicar. Mesmo que você o faça sem usar palavras, por meio da comunicação não verbal.

A comunicação é essencial em todos os aspectos da vida, seja pessoal ou profissional. Uma boa comunicação pode fortalecer relacionamentos, resolver conflitos e impulsionar o sucesso. Por isso, é importante entender a importância da comunicação eficaz e buscar constantemente melhorar nossas habilidades nessa área. Seja através da comunicação verbal, escrita ou não verbal, a capacidade de transmitir claramente uma mensagem é fundamental para o nosso crescimento e desenvolvimento.

E lembre-se que a comunicação sempre envolve um (ou mais) emissor e um (ou mais) receptor. Sendo assim, emissores e receptores participam de uma troca de informações, que pode exigir resposta ou não.

Em resumo, esse processo comunicativo acontece desde antes de os nossos ancestrais primitivos começarem a caminhar eretos, lá na pré-história. Isso porque, diferente do que muitos pensam, a comunicação não depende apenas da fala e da linguagem verbal.

Tudo começou quando os pré-hominídeos desenvolveram uma maneira de socializar e fazer registros usando símbolos e sinais. Sobretudo por meio de gestos, objetos, sons e o que mais tivessem à disposição.

representação gráfica de cro-magnon

Antecedendo o homo sapiens, foi a espécie cro-magnon que desenvolveu a fala e criou uma linguagem própria.

Então, eles começaram a falar e a representar animais e seus semelhantes utilizando ossos, pedras, marfim e outros materiais. Até o desenvolvimento das pinturas rupestres. A saber, estes foram os primeiros sinais de comunicação não verbal na humanidade.

E a evolução começou mesmo, quando o homem passou a usar símbolos para representar não apenas objetos, mas também ideias. Desde então, o cérebro do ser humano está em constante evolução e, com o passar do tempo, esses processos comunicativos ficam cada vez mais complexos

Dessa maneira, a fala ganhou padrões, os desenhos ganharam regras, a escrita foi criada, livros começaram a ser produzidos, nasceram meios de transmissão de mensagem em massa, surgiu a internet etc. Fascinante, não é? Veja só o que mais você vai aprender neste post…

Qual é a origem da palavra “comunicação”?

A origem da palavra comunicação está tanto no substantivo em latim commūnicātiō, que significa “estabelecer relação com alguém”, quanto na forma verbal commūnicāre (ou commūnicō), que significa “compartilhar, dividir, tornar comum”. Ou seja, o significado de comunicação surgiu em tempos antigos, quando a palavra era utilizada para designar troca de coisas e bens possuídos por mais de uma pessoa.

Um resumo sobre o que é comunicação

Se você pesquisar em qualquer dicionário (não no Google!), encontrará mais de 15 definições. Eu já fui em busca e a minha preferida está no Michaelis, que também fica disponível on-line gratuitamente, por isso aproveito para registrar aqui e facilitar o entendimento. Guarde essa informação sobre qual é a definição de comunicação:

Ato que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre o transmissor e o receptor, através da linguagem oral, escrita ou gestual, por meio de sistemas convencionados de signos e símbolos.

Michaelis.uol.com.br

Mas para entender muito bem algum conceito, não basta apenas buscar um significado, é preciso também entender para quê ele serve. E o autor Juan Enrique Díaz Bordenave explicou muito bem em seu livro O que é Comunicação.

Ele destaca, principalmente, que a comunicação vai muito além dos meios de comunicação. Na verdade, eles dominam tanto nossa rotina que acabamos esquecendo que representam a mínima parte desse universo.

A comunicação serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as rodeia.

BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é Comunicação (p.36).

 

Qual é o conceito de comunicação?

O conceito de comunicação refere-se à troca de informações, ideias e sentimentos entre indivíduos ou grupos. Lembrando que a comunicação pode ocorrer de diversas maneiras, como verbalmente, por meio da linguagem escrita, gestos ou expressões faciais.

Além disso, a comunicação também envolve a compreensão e interpretação das mensagens transmitidas, tornando-se essencial em todas as interações humanas. Entender o conceito de comunicação é fundamental para o sucesso das relações pessoais e profissionais, bem como para o bom funcionamento das sociedades, comunidades, grupos e organizações.

Lembre que, na teoria, comunicação é uma forma de troca de mensagens entre emissores e receptores, por meio de um canal de comunicação dentro de um contexto. E na prática, a palavra comunicação representa a capacidade de interação, expressão, construção e compartilhamento de ideias, sentimentos, experiências e mais, de qualquer pessoa.

Em outras palavras, a comunicação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das sociedades, permitindo a troca de conhecimentos, a coordenação de atividades e a expressão de identidades individuais e coletivas. Ela é essencial para a criação de relações interpessoais, o compartilhamento de experiências e a transmissão de cultura e valores.

Para dar um exemplo: esse post é um ato de comunicação, onde eu, Eliane, estou emitindo conteúdo em formato de texto. Mas eu também poderia comunicar essa mensagem em uma aula, em uma conversa, em um podcast, em um desenho ou em vídeo.

E já que falamos em vídeo, vou deixar abaixo o primeiro vídeo do meu canal no YouTube, exatamente sobre o significado de comunicação, para facilitar sua compreensão.

No vídeo, eu fiz questão de registrar apenas uma introdução mesmo, um resumo sobre comunicação. E se você estiver procurando uma definição de comunicação segundo autores, deixo mais um trecho de um livro em destaque a seguir.

Comunicação não se confunde com sinalização nem com informação. Na natureza e na sociedade, nas relações subjetivas, tudo sinaliza. Animais, seres humanos, acontecimentos, sensações, emanações difusas do outro. Qualquer coisa ao nosso redor produz sinais que podem ou não ser convertidos em componentes do processo comunicacional. Todos somos, em princípio, emissores. O tempo todo estamos emitindo sinais.

FILHO, Ciro Marcondes. Dicionário da comunicação (p. 173).

Como surgiu a comunicação?

Como vimos, a comunicação existe desde os tempos pré-históricos. E ela está em constante evolução, ficando mais complexa e se tornando cada vez mais sofisticada, sendo parte de grande importância na sociedade.

Apenas como uma introdução, saiba que os primeiros registros de uma forma primitiva de comunicação datam de milhões de anos atrás. Naquela época, nossos ancestrais já usavam um sistema de sons e gestos para interagir uns com os outros, como parte de sua linguagem corporal e início de uma linguagem verbal.

E com o desenvolvimento da linguagem e da escrita, o processo de comunicação realmente decolou. E ela continuou evoluindo até hoje, onde temos acesso a inúmeros meios de troca de informações a uma velocidade inimaginável há apenas alguns anos.

Quando surgiu a comunicação como ciência?

É difícil saber quando a comunicação como disciplina científica e acadêmica apareceu. Mas sabemos que as primeiras menções a ela foram feitas por antigos filósofos gregos, tais como Sócrates e Aristóteles.

Porém, podemos destacar que uma das primeiras menções oficiais da comunicação como uma disciplina acadêmica foi feita por Thomas Hobbes em seu livro “Leviathan“, publicado em 1651.

Em parte do livro, o autor fala sobre a comunicação como uma ferramenta para a interação social e as relações humanas. Deixo um trecho bem interessante em destaque para você perceber a importância dessa publicação de Hobbes.

“Usos especiais da fala são estes: primeiro, registrar o que por cogitação descobrimos ser a causa de qualquer coisa, presente ou passada; e o que as coisas presentes ou passadas podem produzir ou efetuar: o que, em suma, é aquisição de artes. Em segundo lugar, mostrar aos outros o conhecimento que alcançamos; que é aconselhar e ensinar uns aos outros. Em terceiro lugar, dar a conhecer aos outros nossas vontades e propósitos para que possamos ter a ajuda mútua uns dos outros. Em quarto lugar, agradar e deleitar a nós mesmos e aos outros, brincando com nossas palavras, por prazer ou ornamento, inocentemente.”

HOBBER, Thomas. Leviathan (1651).

A importância dos estudos sobre comunicação

Embora o estudo das comunicações exista há séculos, foi somente em meados do século 20 que este campo começou a ser discutido entre os círculos acadêmicos.

Nomes como Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld se destacam quando se considera o que eles contribuíram para fazer avançar nosso entendimento sobre como as pessoas recebem informações através de vários canais de mídia. Mesmo se alguns dissessem que estes homens estavam simplesmente promovendo outras ciências em vez de desenvolver eles mesmos uma ciência separada.

Assim, hoje, a comunicação é considerada uma das mais importantes áreas de estudo em sociologia, psicologia e outras áreas. E nós devemos muito do nosso entendimento sobre como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a sociedade como um todo aos cientistas que contribuíram significativamente para esta área ao longo do tempo.

Então agora você sabe que a comunicação não é apenas sobre compartilhar informações ou falar sobre coisas, mas também é uma ferramenta essencial para as relações interpessoais e interação social. E embora ainda haja muito a ser explorado nesta área de conhecimento, espero que minha simples definição possa ajudar você a entender melhor o que é comunicação.

O que você acha da comunicação como uma ciência? Você tem alguma outra ideia ou comentário sobre este tópico? Conte tudo no espaço de comentários!

Quais são os tipos de comunicação?

Quando você entende o que é comunicação é fácil identificar os tipos diferentes de comunicação, que vão do discurso oral e escrito a sinais não verbais como gestos ou expressões faciais, por meio da linguagem corporal. Ou seja, são três tipos principais de comunicação, definidos abaixo.

  1. Comunicação Verbal: acontece quando usamos palavras para criar mensagens e nos expressarmos. Ela pode acontecer de forma oral ou escrita, utilizando a língua como canal de comunicação principal para promover interação e troca de informação.
  2. Comunicação Não Verbal: é o conjunto de mensagens transmitidas sem o uso de palavras. Ela inclui gestos, posturas, expressões, contato visual, desenhos, sinais, sons e é muitas vezes mais importante que a comunicação verbal, porque ela pode revelar o que nós realmente pensamos e sentimos.
  3. Comunicação Mista: ocorre quando combinamos canais verbais e não verbais a fim de dar mais ênfase às nossas mensagens.
  4. Comunicação Visual: é outro tipo de formato de comunicação, no qual a mensagem é transmitida por meio de elementos visuais, como imagens ou vídeos. Este método pode ser muito útil em campanhas de marketing ou para explicar qualquer processo que seja mais facilmente compreendido quando visto.
  5. Comunicação sonora: é o tipo de comunicação em que a mensagem é transmitida através do som. Um exemplo seria uma chamada telefônica ou uma mensagem de áudio. As pessoas também podem se comunicar utilizando música, se quiserem. No cinema, por exemplo, os sons são muito planejados para construir a mensagem da melhor maneira e impactar o receptor.

Quais são os desafios que surgem em qualquer tipo de comunicação?

A comunicação pode muitas vezes ser desafiadora devido a fatores como barreiras linguísticas, diferenças nas normas ou expectativas culturais e diferenças no contexto ou cenário no qual a mensagem está sendo transmitida.

Outros desafios potenciais incluem ruídos de comunicação ou mal-entendidos devido à falta de habilidades de escuta ativa, uso de informações imprecisas ou até mesmo preconceitos.

ilustração com um grupos de quatro pessoas conversando e se comunicando em pé
Saber o que é Comunicação é importante para sua vida | Imagem: Freepik

Quais são as formas de comunicação?

Podemos aplicar os tipos de diversas formas para o desenvolvimento do processo de comunicação em diferentes áreas, tanto para interação e relação pessoal, quanto para relações internas e estratégias de marketing em empresas. Alguns exemplos incluem:

  1. Comunicação de Massa: quando uma mensagem é enviada para um grande número de pessoas através da mídia de massa, como televisão, rádio, jornais ou internet.
  2. Comunicação Interpessoal: são as conversas que temos com outras pessoas por meio das relações sociais, que podem acontecer de forma pessoal (amigos, familiares etc.) ou profissional (com os colegas da empresa em que trabalhamos, por exemplo).
  3. Comunicação Intrapessoal: é uma forma de comunicação interior, quando conversamos com nós mesmos e refletimos sobre nossos pensamentos e sentimentos. Sabe quando uma pessoa escuta a voz interior? Entenda o significado como algo mais ou menos assim.
  4. Comunicação Organizacional: ou comunicação empresarial, acontece de forma estratégica, ou seja, é um processo de grande importância para empresas. Para isso, a atividade de comunicação acontece por meio de assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação interna, marketing, redes sociais e tantas outras possibilidades.

Bem, estas são apenas algumas das formas que a comunicação acontece. E também podemos citar a área de Comunicação Social que engloba todos estes aspectos e muitos outros, para formar bons profissionais comunicólogos.

Lembrando que todo processo de comunicação acontece por meio de interações dos principais elementos, que incluem: emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação e referente. E que o significado real de qualquer mensagem depende, em última instância, do conhecimento, das crenças, experiências e da cultura de seus interlocutores.

Conteúdo exclusivo sobre comunicação no seu e-mail!

Qual é a importância da Comunicação para os seres humanos?

Todas as possibilidades de comunicações interferem diretamente em nossa vida em sociedade. Já que permite nosso desenvolvimento pessoal e profissional, facilita o consumo de informação e conteúdo, fortalece negócios e empresas, dá força à opinião pública etc.

Mas talvez o aspecto mais importante seja que a comunicação nos permite, em sua essência, conectar com os outros, compartilhar ideias, demonstrar nosso ponto de vista e construir relacionamentos significativos. E isto é o que nos torna únicos como seres humanos.

Na vida pessoal, a comunicação é importante para construir relacionamentos saudáveis e duradouros, para compartilhar nossas alegrias, lutas, medos e expectativas. E na vida profissional, é um meio essencial para construir redes sólidas de contatos e fomentar a colaboração e o progresso, independentemente da área ou empresa em que você trabalha.

Portanto, em resumo, a comunicação é uma parte fundamental de quem somos como seres humanos e tem impacto em todos os aspectos de nossas vidas. É algo que nos permite construir uma vida de sucesso em sociedade.

Por que nos comunicamos?

Nós nos comunicamos não apenas porque é a nossa necessidade humana básica. Na verdade, nós podemos até mesmo dizer que é a nossa força vital. É uma maneira de manter conexões e relacionamentos com as pessoas ao nosso redor. E somente por esta razão, a comunicação é essencial para a existência.

Mas, além disso, a comunicação nos permite compartilhar informações, resolver problemas juntos, construir novas habilidades e conhecimentos, criar comunidades com valores de universalidade, expressar sentimentos e emoções, administrar conflitos de forma saudável, gerar bem-estar, encantar os sentidos etc.

Por isso tudo, sem comunicação não haveria arte, cultura ou filosofia. E também provavelmente não haveria redes sociais e nem internet! Como você pode ver, a comunicação é essencial para que os humanos evoluam como indivíduos e sociedades. É por isso que estudar comunicação, investir em cursos e praticar a comunicação assertiva diariamente é tão importante.

Qual é a melhor forma de se comunicar?

Não dá para definir a melhor forma de se comunicar. A maneira ideal será sempre a que se adapta às suas necessidades em um determinado momento e lugar. O mais importante é estar atento aos diferentes tipos de comunicação para que você possa escolher a mais adequada para cada situação.

Entretanto, quando o foco é a atividade dentro das empresas, é preciso investir e criar boas estratégicas de comunicação empresarial. Como vimos anteriormente, inclui as relações públicas, assessoria de imprensa, marketing e tantas outras possibilidades.

Quais fatores influenciam a eficácia da comunicação?

A eficácia da comunicação pode ser influenciada por uma série de fatores, incluindo o contexto em que ela ocorre, a relação entre o emissor e o receptor, e as normas ou expectativas culturais que estão presentes nesse contexto. Outros fatores importantes incluem a clareza e a precisão da mensagem que está sendo enviada.

Além disso, não podemos nos esquecer de ter cuidado com os meios e canais de comunicação que escolhemos para enviar nossas mensagens. A escolha errada também pode prejudicar o entendimento e o objetivo da comunicação.

Comunicação é o compartilhamento de significado por meio da troca de informação. O processo é definido pela tecnologia da comunicação, pelas características dos emissores e receptores da informação, por seus códigos culturais de referência e protocolos de comunicação e pela abrangência do processo comunicativo.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação (p.101)

Melhore sua maneira de se comunicar

A comunicação pode ser melhorada de várias maneiras, inclusive aumentando a clareza e precisão da mensagem transmitida, assegurando que ambas as partes estejam ouvindo e se entendendo adequadamente, e resolvendo quaisquer mal-entendidos que possam ocorrer.

Além disso, é importante criar um ambiente de comunicação positivo e aberto, onde ambas as partes se sintam confortáveis para expressar seus pensamentos e sentimentos. Finalmente, melhorar a comunicação também requer prática contínua, feedback e atenção aos ruídos e barreiras de comunicação.

Atenção aos ruídos de comunicação

Existem muitas barreiras potenciais para a comunicação, incluindo barreiras físicas (como ruído ou distância, que interfere no canal de comunicação), barreiras linguísticas (como diferentes idiomas, por exemplo) e barreiras psicológicas (tais como atitudes negativas, falta de confiança, ou falta de abertura).

A fim de melhorar a comunicação em qualquer contexto, então, é essencial estar ciente e superar essas barreiras. Isto pode exigir uma mudança na maneira como você se comunica ou adaptar seu estilo de comunicação para se adequar a diferentes situações e pessoas. E, com prática e experiência, você pode tornar-se um comunicador mais eficaz.

Lembre-se sempre que o objetivo é tornar comum uma mesma mensagem, ou seja, permitir que todos os envolvidos entendam tudo o que está sendo transmitido em qualquer processo de comunicação. E com a mentalidade correta e a vontade de aprender, você pode melhorar suas habilidades de comunicação e tornar-se um comunicador melhor.

Entender o que é comunicação é essencial!

Em última análise, a chave para melhorar a comunicação está em nossa habilidade de ouvir e ter tempo para entender os outros.

Nós também devemos estar dispostos a aprender com nossos erros, estar abertos ao feedback e sempre nos esforçarmos por clareza e precisão no que dizemos e fazemos. Somente então seremos verdadeiramente capazes de construir uma comunicação melhor e mais efetiva com o outro.

Em conclusão, para dar um resumo sobre comunicação, temos vários possibilidades: escrita, verbal, sonora, visual, gestual, virtual e não dá para saber aonde mais chegaremos com o tempo.

Ou seja, um simples abraço é um ato de comunicação, as piadas que compartilhamos nos grupos de Whastapp também. Fotografia é comunicação. As músicas da sua banda favorita são comunicação. Um simples aperto de mãos, uma piscada, levantar a sobrancelha também. Tudo comunica!

Mas isso não quer dizer que todo ato resulta em comunicação eficiente. E o meu objetivo é te ajudar a se comunicar, se fazer entender e entender esse universo, da melhor maneira que eu conseguir contribuir – seja em habilidades de comunicação pessoal, ou estratégias de comunicação empresarial.

Espero que este resumo sobre a definição de comunicação segundo autores tenha ajudado. Se você tiver alguma dúvida, por favor, deixe um comentário abaixo!

montagem gráfica com definição sobre o que é comunicação
Arte com definição do que é Comunicação no dicionário Michaelis

2 comentários em “O que é Comunicação (resumo com conceitos e definições)”

GOSTOU DO POST? (deixe sua dúvida ou sugestão)

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *